Publicidade

Recursos antigos do Gmail serão desativados em breve; veja quais

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Unsplash
Reprodução/Unsplash

O Google vai desativar em breve alguns recursos antigos do Gmail, como o Gmailify e o POP (Post Office Protocol). A big tech começou a deixar de oferecer suporte a essas funcionalidades em janeiro de 2026.

O Gmailify permite que usuários de contas de plataformas externas, como Yahoo ou Outlook, utilizem recursos do Gmail sem precisar de um endereço @gmail. Entre as funcionalidades incluídas nesse serviço estavam proteção avançada contra spam, categorização de e-mails na caixa de entrada e integração com o Google Assistente.

Já o POP não é um produto do Google, mas um protocolo padronizado usado, neste caso, para baixar mensagens de outros provedores e exibi-las no Gmail, permitindo a leitura de e-mails externos na interface do serviço do Google.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Na prática, essas mudanças devem impactar a sincronização automática de mensagens de contas que não pertencem ao Google, o que deve afetar principalmente quem utiliza o Gmail como um espaço central para ler e gerenciar todos os e-mails.

Alternativas a esses recursos

Como alternativa para mitigar os impactos dessas mudanças, o Google recomenda adicionar contas externas individualmente no app do Gmail para dispositivos Android e iOS. Com a alternância de perfis, é possível gerenciar as mensagens de cada endereço de e-mail de forma independente.

No caso da sincronização, uma opção é utilizar o IMAP, protocolo mais moderno que mantém as mensagens sincronizadas automaticamente em mais de um dispositivo.

Também há a alternativa de configurar o encaminhamento automático diretamente na plataforma de origem, como Outlook e Yahoo, para que as mensagens passem a aparecer no Gmail automaticamente.

Leia mais: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha