Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Quase parados: dados do Waze mostram que brasileiro está se deslocando bem menos

Por| 16 de Abril de 2020 às 12h48

Link copiado!

Matheus Argentoni
Matheus Argentoni
Tudo sobre Waze

O Waze divulgou nesta quinta-feira (16) um relatório que mostra queda no deslocamento de pessoas usando o aplicativo em função do isolamento social para conter o avanço da COVID-19. Segundo a empresa, houve redução de 69% no número de quilômetros rodados por usuário. A comparação é entre o incio de abril com a segunda quinzena de fevereiro, quando ainda não havia nenhuma medida nesse sentido.

Apesar da média nacional de 69%, este dado pode ser ainda maior em algumas capitais. Em Brasília, um dos primeiros pontos do surto do novo coronavírus no Brasil, a redução chega a 89%.

Em São Paulo, capital, a redução também ficou acima da média nacional: 72%. Veja os números das principais cidades:

Continua após a publicidade
  • Rio De Janeiro: 75%
  • São Paulo: 72%
  • Brasília: 89%
  • Recife: 78%
  • Porto Alegre: 72%

Apesar de os números indicarem que as pessoas estão usando menos o Waze, eles também apontam que as pessoas estão saindo menos de casa e usando menos o carro, obedecendo a orientação de ficar em casa.

Informações como a do Waze podem colaborar para o monitoramento de tráfego em tempos de quarentena. Companhias como Google, Facebook e outras estão compartilhando dados de geolocalização que contribuem para estatísticas de respeito à quarentena.

No Brasil, contudo, o assunto é polêmico. O Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC) até entrou em contato com operadoras de telefonia para implementar um sistema semelhante por aqui. Contudo, a medida ainda precisa de mais estudo, segundo Ministério.

Continua após a publicidade

No mundo

O Waze também divulgou números globais que apontam para uma redução de 60% no deslocamento das pessoas em todo o mundo. Em países mais afetados pela pandemia, como Itália e Espanha, tal número chega a 90% de redução.

Leia mais: Waze registra queda de 60% em distância rodada por usuário após COVID-19