Publicidade

Qual fonte o WhatsApp usa na interface do aplicativo?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 13 de Abril de 2024 às 10h00

Link copiado!

Christian Wiediger/Unsplash
Christian Wiediger/Unsplash
Tudo sobre WhatsApp

Se você quer saber qual fonte o WhatsApp usa na interface, não precisa ir muito longe: o mensageiro da Meta adota a Helvética, fonte tipográfica sem-serifa bastante popular em sites e softwares espalhados pelo mundo, criada em 1957 pela dupla Max Miedinger e Eduard Hoffman.

Fonte do WhatsApp visa praticidade

Miedinger e Hoffman criaram a Helvética na fábrica de fundição suíça Haas'sche Schriftgiesserei e, por ser sem serifa, a fonte tem um visual mais minimalista, sem prolongamento.

Continua após a publicidade

Com seu uso, o WhatsApp foca no conteúdo das mensagens, isso porque a fonte é simples, prática e direta. É fácil para qualquer usuário compreender o que está escrito nos grupos e conversas individuais, já que o estilo não possui caracteres complicados de identificar.

Como padrão, a cor da fonte do Zap é preta, mas apenas quando está no modo claro. Ao mudar para o tema escuro, a cor da Helvetica se torna branca para deixar a leitura mais confortável.

Vale apontar que mesmo não sendo possível alterar o tom das letras, ainda dá para mudar o tamanho da fonte entre pequena, média e grande. Sendo assim, você não fica sem enxergar o bate-papo no chat do mensageiro e nem suas distintas opções de recursos, como o Status e a biografia no perfil.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Quais empresas usam a Helvética?

Além do app de mensagens da Meta, outras marcas utilizam a mesma fonte em sua comunicação. Confira algumas ao redor do mundo:

Como trocar a fonte do WhatsApp?

Continua após a publicidade

Se você não gosta do visual da fonte Helvética no mensageiro, vale saber que é possível mudar a letra do WhatsApp, mas é necessário usar um app de terceiros para isso — assim, siga estas instruções:

  1. Baixe o app Fonts (Android, iOS);
  2. Ative o teclado na “Lista de teclados” do aparelho;
  3. Abra o WhatsApp;
  4. Comece uma mensagem;
  5. Escolha a fonte;
  6. Envie.

Ao oferecer uma tipografia simples e direta, o WhatsApp consegue oferecer facilidade na hora de usar o chat e o Status, além de configurar o aplicativo como a pessoa preferir (dentro do possível). Entretanto, existem programas que permitem mudar a fonte do celular, caso você queira personalizar o seu aparelho. Não deixe de conferir.