Quais são os modelos do Claude? Entenda as diferenças entre Haiku, Sonnet e Opus
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

A IA Claude conta com uma família de modelos dividida entre três variações diferentes: Haiku, Sonnet e Opus. Os nomes fazem referência a estilos de poesia — haikus, sonetos e obras completas, respectivamente.
- Como usar o Cowork do Claude? Veja quem já tem acesso ao novo recurso de IA
- Claude Pro e Max: qual é o melhor plano de IA da Anthropic?
A Anthropic periodicamente libera atualizações para as famílias dos LLMs: as mais recentes ficam disponíveis a todas as pessoas, enquanto os modelos desatualizados podem ser usados apenas por assinantes dos planos pagos da plataforma.
Quais modelos estão disponíveis no Claude?
A seguir, o Canaltech diferencia cada modelo disponível no Claude:
- Haiku 4.5
- Sonnet 4.5
- Opus 4.5
- Opus 4.1
- Haiku 4
- Sonnet 4
- Opus 4
- Haiku 3.5
- Opus 3
Haiku 4.5
O Haiku é a variante de modelos voltada para tarefas rápidas e menos complexas. O LLM prioriza maior velocidade para as respostas, mas nem sempre terá o melhor desempenho em pedidos mais longos.
A versão 4.5 foi lançada em outubro de 2025 com foco em custo-benefício e situações de baixa latência, atualizada com dados informações até julho de 2025.
Sonnet 4.5
O Sonnet é a variação intermediária da família de modelos da Anthropic e ativada por padrão ao usar o Claude. Combina velocidade com inteligência para algumas tarefas mais difíceis, mas sem perder qualidade.
A versão 4.5 chegou em setembro de 2025 com um salto de desempenho em comparação com o antecessor, atualizada com dados até julho de 2025.
Opus 4.5
A variação Opus é a mais poderosa do grupo de LLMs do Claude. A velocidade de resposta é mais lenta, mas a IA usa todo o poder computacional possível para atender a prompts muito complexo e de alto nível de compreensão, principalmente na área de programação.
O Opus 4.5 chegou em novembro de 2025 com alto desempenho nos testes de benchmark entre os principais modelos do mercado, treinada com dados de até agosto de 2025.
Opus 4.1
O Opus 4.1 é uma versão atualizada do modelo Opus 4 com melhorias em tarefas de agentes de IA e programação. O modelo foi lançado em agosto de 2025.
Sonnet 4
O modelo Sonnet 4 foi lançado em maio de 2025 como uma evolução do Sonnet 3.7. A Anthropic permite o uso do LLM até 14 de maio de 2026.
Opus 4
A Anthropic lançou o Claude Opus 4 e o Claude Sonnet 4 no mesmo dia em maio de 2025. O LLM tem suporte da empresa até 14 de maio de 2026.
Haiku 3.5
O Haiku 3.5 é o antecessor do Haiku 4.5. O modelo foi lançado em outubro de 2024 e tem suporte da Anthropic até 19 de fevereiro de 2026.
Opus 3
O Opus 3 foi a versão mais poderosa da família Claude 3, de março de 2024.
Como escolher os modelos?
A janela de prompt do Claude tem um seletor no qual é possível escolher o modelo que será usado na resposta. A versão gratuita permite usar apenas as versões mais recentes, enquanto os planos pagos garantem acesso a opções mais antigas.
Leia também:
- 5 artefatos do Claude que você precisa conhecer
- ChatGPT Codex e Claude Code: o que muda entre as IAs para programação?
- O Claude Max vale a pena? Plano de IA pode custar R$ 1 mil por mês
VÍDEO: qual IA escolher?