Quais são os itens mais esquecidos em viagens do Uber?

Quais são os itens mais esquecidos em viagens do Uber?

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 06 de Junho de 2022 às 17h04
Divulgação/Uber

A Uber revelou uma lista interessante com os objetos mais esquecidos nos carros e quais as cidades onde as pessoas mais perdem coisas. Pandemia, trabalho, problemas familiares e questões emocionais têm possivelmente deixado as pessoas mais distraídas a ponto de deixar seus pertences para trás.

A lista não é pequena e tem vários itens comuns, de chaves a mochilas. Esse é o sexto ano consecutivo que a Uber faz esse levantamento, justamente para tentar conscientizar o usuário a dar aquela última olhadinha nos pertences antes de sair do veículo.

Telefones celulares, chaves, óculos e até mochilas são esquecidos diariamente nos carros da Uber (Imagem: Divulgação/Uber)

A cidade número um em esquecimentos é a capital República: Brasília (DF) voltou para o primeiro lugar, posto que não ocupava desde 2018. Fecham o pódio as cidades de Florianópolis (SC) e São Luís (MA), duas importantes capitais estaduais. Esse dado é obtido de maneira proporcional conforme o total de viagens — se fosse em números absolutos, provavelmente São Paulo (SP) e Rio de Janeiro (RJ) estariam no topo.

Cidades nas quais usuários mais esqueceram objetos no Uber em 2021

  1. Brasília, DF
  2. Florianópolis, SC
  3. São Luís, MA
  4. Vitória, ES
  5. Goiânia, GO
  6. Belo Horizonte, MG
  7. Santos, SP
  8. Curitiba, PR
  9. Recife, PE
  10. São Paulo, SP

Outro dado curioso do levantamento é que domingo, sábado e segunda-feira foram os dias mais comuns para os brasileiros que usam Uber esquecerem suas coisas nos carros. Já o horário em que a maioria dos esquecimentos aconteceu foi entre as 21h e 23h.

A pesquisa não menciona, mas dá para supor que isto está relacionado às baladas e às saídas noturnas. A pessoa bebe um pouco mais, deixa o seu carro em casa e acaba esquecendo os itens nos veículos alheios.

Objetos mais esquecidos pelos usuários no Uber em 2021

  1. Celulares e/ou câmeras fotográficas
  2. Carteira ou bolsas
  3. Mochilas
  4. Chaves
  5. Óculos
  6. Roupas
  7. Fones de ouvido e/ou caixinhas de som
  8. Garrafas de água
  9. Livros
  10. Comidas e/ou itens de mercado

Desde o primeiro levantamento realizado no Brasil, celulares, carteiras e mochilas estão entre os itens mais esquecidos — os dispositivos móveis permanecem no topo da lista há alguns anos. A novidade são as garrafas e os livros, que voltaram para lista após algum tempo fora. Compras de mercado também seguem em alta à medida que as pessoas voltam a usar o serviço.

Segundo a Uber, são encontrados vários itens peculiares como aparelhos auditivos, discos de vinil, obras de arte e até itens igualmente valiosos, como os copos Stanley. Após a popularização do utensílio, eles apareceram este ano pela primeira vez entre os itens esquecidos.

Como recuperar um item esquecido no Uber?

A empresa explica que a melhor forma de ter de volta algum objeto esquecido é falar diretamente com o motorista por telefone. O aplicativo permite usar contatar o parceiro se descobrir que perdeu alguma coisa. Caso esqueça o telefone, o que impossibilitaria o contato, dá para acessar a conta por um computador e comunicar o ocorrido.

Saiba como abrir a solicitação:

  • Se estiver com o celular, abra o menu tocando no ícone superior à esquerda, toque em Suas Viagens e selecione a opção que você deixou algo no carro;
  • Toque em "Itens perdidos";
  • Toque em "Entrar em contato com meu motorista sobre um item perdido";
  • Deslize para baixo, digite o número de telefone que você gostaria de ser contatado e clique em enviar.

Para os esquecidos, é bom lembrar que a Uber cobra uma taxa de devolução, repassada inteiramente ao motorista, como forma de ressarci-lo pelo deslocamento inesperado. A dica é dar sempre uma conferida nos bancos e no chão do carro para ter certeza de ter pegado tudo.

“Embora recomendemos que os usuários fiquem atentos aos seus pertences e, antes de sair do carro, verifiquem para ter certeza de que não se esqueceram nada, sabemos que estamos sujeitos a um momento de distração em que podemos deixar algo importante para trás. Para esses casos, é fundamental ressaltar que a Uber está implementando todas as medidas possíveis para ajudar a recuperar objetos esquecidos e inovando constantemente para proporcionar uma melhor experiência e para que qualquer objeto reportado como esquecido volte para casa”, concluiu Silvia Penna, Diretora Geral da Uber no Brasil.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.