Quais são os apps de transporte que permitem escolher uma motorista mulher?

Por Patrícia Gnipper

Nas redes sociais, uma campanha encabeçada pela escritora Clara Averbuck tem chamado a atenção. Ao usar a hashtag #MeuMotoristaAbusador, a recente vítima de um estupro cometido pelo motorista que a levava para casa pela Uber chamou outras mulheres para compartilharem relatos de assédio ou abuso em corridas por aí, tanto via aplicativos, quanto com táxis de rua.

Apesar de a Uber ter o aplicativo mais popular do momento para se solicitar corridas, a concorrência existe e não está muito atrás. Cabify, 99 e Easy são os outros que batem de frente com a Uber nas grandes cidades, mas nem todos oferecem um recurso que, de acordo com a realidade relatada por tantas mulheres, se mostra imprescindível: escolher uma motorista do gênero feminino.

Não, não estamos falando que mulheres dirigem melhor do que homens, nem fazendo algum comparativo que promova o sexismo. Escolher uma motorista mulher, sendo você uma passageira mulher, oferece mais tranquilidade àquela pessoa, que dificilmente será assediada ou abusada por outra mulher durante o trajeto. Mas a Uber não tem essa opção, então quais apps oferecem essa possibilidade de escolha?

99

A 99 saiu na frente no que diz respeito à luta contra o assédio nas ruas, e lançou a campanha Vamos juntas de 99?. A campanha é resultado de uma parceria entre o aplicativo e Movimento Vamos Juntas?, que promove a importância de as mulheres andarem juntas na rua, se protegendo umas às outras.

Na prática, o projeto da 99 já educou 300 motoristas das modalidades POP e Táxi por meio de workshops, sendo que até o final de 2017, toda a frota brasileira terá sido atingida. Os participantes dos workshops tiveram suas corridas monitoradas por 1 mês, e os aprovados ganharam um adesivo para ser colado no carro, identificando que passaram pelo treinamento.

Mas, falando da possibilidade de se chamar corridas somente com motoristas mulheres, a 99 oferece esse recurso, bastando selecionar o opcional “motorista mulher” no aplicativo antes de confirmar a corrida. O app pode ser usado em Android, iOS e Windows Phone.

Play Taxi*

O primeiro aplicativo que lançou o recurso de se escolher uma motorista mulher no Rio de Janeiro foi o Play Taxi. A novidade estampou o noticiário local e mostrou à concorrência que as usuárias tinham essa necessidade. Disponível para Android e iOS, o serviço homologado pela Prefeitura do Rio de Janeiro garante a maior frota da cidade, e também oferece o serviço corporativo.

Yet GO

Disponível em São Paulo, Manaus e Belém, o Yet GO não é um aplicativo exclusivo para mulheres, mas permite que o usuário escolha uma motorista do gênero feminino, assim como acontece com a 99, e está liberado somente na Play Store.

Outro diferencial deste serviço são as modalidades de carro, que vão dos comuns, passando pelos de luxo, táxis e mototáxi, e o app não cobra taxa de cancelamento caso você desista de uma corrida antes dela ser iniciada. Com este serviço, você também pode pagar pela corrida em dinheiro, além do cartão de crédito.

Lady Driver

Funcionando em São Paulo e no Rio de Janeiro, o Lady Driver pode ser baixado no Android e iOS, e é um aplicativo exclusivo para mulheres. Sendo assim, somente uma usuária mulher consegue se cadastrar no aplicativo, que é um dos mais conhecidos por oferecer essa exclusividade mesmo antes da campanha contra o assédio nos serviços de transporte.

FemiTaxi

Este app atua em São Paulo, Campinas, Rio de Janeiro, Goiânica e Belo Horizonte, e tem uma proposta parecida com a do Lady Driver: somente aceita motoristas e passageiras mulheres. A empresa fornece treinamento para suas colaboradoras, e trabalha somente com mulheres taxistas credenciadas e regularizadas conforme manda a lei.

Para usar, o app está na Play Store e também na App Store.

Venuxx

Menos conhecido do que os apps que já citamos, o Venuxx funciona em São Paulo e Porto Alegre com a mesma proposta: proporcionar corridas com mulheres no volante, para mulheres no banco do passageiro. Como diferencial, o app tem um botão “SOS”, que pode ser acionado a qualquer momento em que houver algum problema. Por enquanto, o serviço está disponível somente para usuários de Android.

Femini Driver

Exclusivo para o público feminino de Porto Alegre, o Femini Driver funciona no iOS e Android e pretende levar mais segurança às mulheres gaúchas que precisam chamar uma corrida de vez em quando.

DivasFor

Já o DivasFor funciona em Fortaleza, e seu app está disponível para aparelhos com Android. Com ele, quem chega ao local é um táxi com uma taxista credenciada, mas chamada pelo aplicativo, e a cobrança é a mesma de um táxi comum.

A paciência é uma virtude

Vale ressaltar que as chamadas feitas solicitando uma motorista mulher podem demorar um pouco mais para serem atendidas. Isso porque a frota de motoristas do gênero masculino nos apps mistos é bastante superior à feminina, e, sendo assim, há mais carros disponíveis com motoristas homens. Já os apps exclusivos para mulheres fazem campanhas constantes para que mais delas decidam trabalhar com o serviço, a fim de aumentar suas frotas e atender melhor à população feminina.

Estima-se que 56% das mulheres que usam apps de transporte pessoal preferem motoristas mulheres, enquanto elas representam menos de 10% da frota de táxi, ao passo em que 48% dos usuários de táxis são mulheres, segundo dados coletados pelo FemiTaxi. Portanto, se você, mulher que nos lê, possui um carro que esteja de acordo com as exigências desses serviços, e quer ganhar uma graninha extra, ou até mesmo mudar de profissão, fica a dica de um nicho cuja oferta de trabalho está em alta!

* Agradecemos à leitora Ana Paula Paixão pela dica sobre o Play Taxi