Quadro de mensagens ou canal de transmissão? Compare modos de TikTok e Instagram
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

As redes sociais há muito tempo deixaram de ser plataformas apenas para que usuários compartilhem fotos ou vídeos, passando a ser ferramentas cruciais para artistas, criadores de conteúdo e outros profissionais.
- TikTok terá espaço para compartilhar recados a seguidores; veja como funciona
- Como criar um canal de transmissão no Instagram
E a criação de recursos como os Canais de Transmissão, do Instagram, e os Quadros de Mensagens, do TikTok, são exemplos que mostram como as redes sociais, hoje, podem ser usadas para fortalecer o engajamento com fãs e seguidores.
Mas, apesar das semelhanças em relação ao objetivo final, as ferramentas do Instagram e do TikTok apresentam algumas diferenças tanto para os criadores de conteúdo quanto para os usuários que acompanham essas pessoas.
Quadro de Mensagens do TikTok
O Quadro de Mensagens chegou ao TikTok em novembro de 2025, com o objetivo de ajudar os criadores a se comunicarem com seu público de forma mais rápida e direta.
Como criadores podem interagir com fãs?
Conteúdos da própria rede social, novidades, links para sites externos e enquetes estão entre as formas pelas quais os criadores podem interagir com fãs.
Músicos também podem compartilhar faixas e álbuns recém-lançados, bem como convidar o público a fazer o pré-save de um futuro lançamento nos serviços de streaming.
Como fãs podem interagir com criadores?
Inicialmente, os fãs podem reagir com emojis às postagens feitas no Quadro de Mensagens, votar em enquetes criadas pelos criadores e salvar músicas ou álbuns postados pelo artista diretamente no serviço de streaming, graças ao recurso “Adicionar ao App de Música”.
Também é possível compartilhar o link de entrada no chat com outros usuários dentro da rede social da ByteDance ou copiar e enviar o link para outros aplicativos.
Quem pode criar um Quadro de Mensagens?
Qualquer criador que tenha pelo menos 18 anos e 50 mil seguidores pode criar um Quadro de Mensagens no TikTok.
Canal de Transmissão no Instagram
O recurso de Canal de Transmissão foi disponibilizado em fevereiro de 2023 no Instagram e marcou um novo momento nas interações entre criadores de conteúdo e seguidores na rede social da Meta.
Como criadores podem interagir com membros?
Além de publicações do próprio Instagram, os criadores podem enviar mensagens de texto e áudio, fotos e vídeos que não foram publicados na rede social, além de enquetes. Também é possível compartilhar links para sites externos.
Além disso, um criador pode manter mais de um canal de transmissão, cada um focado em diferentes tipos de conteúdo.
Como membros podem interagir com os conteúdos?
Além de reações e votos em enquetes, outra forma de interação dos fãs nos canais de transmissão são as respostas diretas em cada mensagem. Essa funcionalidade precisa ser habilitada pelo criador, e as respostas ficam centralizadas na mensagem original, sem atrapalhar o fluxo de conteúdos no chat.
Os membros também podem acessar todas as mídias e links enviados pelo criador do canal, inclusive aqueles compartilhados antes do ingresso no chat.
E, além de compartilhar o canal com outros usuários do Instagram ou enviar o link para outros aplicativos, também é possível divulgar nos Stories uma figurinha de convite para entrar no chat.
Quem pode criar um Canal de Transmissão?
Para criar um Canal de Transmissão, é necessário ter uma conta profissional de Criador de Conteúdo — contas pessoais e empresariais não podem criar um canal. Apesar disso, o número de seguidores não é um requisito para abrir o chat de membros.
Confira também no Canaltech:
- TikTok torna feed Para Você mais personalizável com ajuste de temas favoritos
- Instagram libera novos ícones para contas de adolescentes
- TikTok revela IA para você planejar novos vídeos e deixar o ChatGPT de lado
VÍDEO: HISTÓRICO DO TIKTOK | Dicas