Problema no Pix: usuários relatam instabilidade nesta segunda (6)
Por Bruno De Blasi | •

O Pix amanheceu com problemas nesta segunda-feira (6). De acordo com relatos publicados em redes sociais, o sistema de pagamentos instantâneos do Banco Central do Brasil (BC) estava fora do ar de manhã.
- Saiba como fica o Pix Parcelado após adiamento por motivos de segurança
- Como vai funcionar o Pix Parcelado? Entenda o que é e quando chega
A plataforma colaborativa Downdetector mostrava que o volume de notificações sobre problemas envolvendo a plataforma começou a subir por volta de 7h e atingiu o pico às 10h56. Desse montante, oito em cada dez queixas são voltadas a pagamentos de contas.
Diante da falha, usuários do portal também apontaram falhas em instituições financeiras como o Banco do Brasil, Bradesco, C6 Bank, Caixa, Inter, Itaú, Mercado Pago, Nubank e Santander.
Além disso, o Google Trends, que indica tendências da plataforma de psquisa, indicou que os seguintes termos de busca tiveram um aumento de interesse nas últimas horas: "problema pix", "pix fora do ar hoje", "pix problemas", "pix com problema", pix problemas hoje" "pix esta fora do ar" e "pix com problema hoje".
No X (ex-Twitter), clientes de bancos relataram a falha. Em resposta a uma publicação do PicPay, por exemplo, uma pessoa disse que o Pix não está sendo enviado.
"Seu Pix também não está funcionando?", mostra outro post. "Estou tentando pagar com Pix mas parece que está com erro", afirmou mais um usuário hoje manhã.
Testes realizados pela reportagem mostraram que a falha parecia ser pontual, envolvendo algumas instituições financeiras: ao fazer transferências entre instituições financeiras, as transações foram realizadas normalmente. Ao contrário do incidente da semana passada, que afetou o Pix como um todo.
Por outro lado, em alguns casos, houve lentidão para inserir chaves ou para concluir os pagamentos.
O que diz o BC e os bancos?
Procurado pelo Canaltech, o Banco do Brasil, Inter e Itaú informaram que o Pix está operando normalmente.
O Banco Central e as demais instituições financeiras não se manifestaram sobre o caso até o momento da publicação. A matéria poderá ser atualizada.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Caiu em um golpe e fez um Pix? Agora está mais fácil contestar as transferências
- Pix ou WhatsApp Pay? Veja o que muda entre as formas de pagamento
- Caiu no 'golpe do Pix errado'? Veja o que fazer
VÍDEO: CUIDADO com os 6 principais GOLPES envolvendo PIX, saiba como se PROTEGER