Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Principais aplicativos para freelancers

Por| Editado por Guadalupe Carniel | 20 de Outubro de 2021 às 22h00

Link copiado!

tataks/Envato
tataks/Envato

A procura por trabalho freelancer é muito comum para quem deseja complementar a renda ou trabalhar de forma autônoma. Com um mercado de trabalho concorrido, pode ser difícil encontrar projetos disponíveis para "freelas" com frequência, mas há uma série de aplicativos que podem conectar demandas a profissionais em busca de oportunidades.

Os aplicativos para freelancers permitem entrar em contato com os contratantes, oferecer a sua proposta de valor e discutir o projeto em questão. Muitos deles disponibilizam o pagamento pelo serviço através da própria plataforma, com a opção de transferência para conta bancária ou uso de apps para pagamento, como o PayPal. Se você está procurando por oportunidades de trabalho autônomo e não sabe por onde começar, confira os principais apps disponíveis para freelancers!

1. 99Freelas

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade:Android
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O 99Freelas é uma plataforma que permite gerenciar todas as etapas na busca de um trabalho freelancer. O aplicativo permite criar e atualizar o próprio perfil, acompanhar os projetos disponíveis para a sua área, entrar em contato com clientes e administrar todos os seus pagamentos pelos serviços.

Antes de apresentar a proposta e fechar o negócio, é possível iniciar um chat com o perfil que está oferecendo o projeto e descobrir mais informações. O próprio aplicativo possui uma área de metas para completar seu perfil de usuário e aumentar a visibilidade. Há destaque, também, para uma calculadora freelancer no app, utilizada para calcular o valor cobrado por hora ou por projeto.

Continua após a publicidade

A plataforma apresenta cobrança de taxas para os pagamentos e parcelamentos, e a versão gratuita possui um limite de interações possíveis por mês. Para acessar todas as vantagens, alterar taxas e reduzir o prazo de pagamentos. é necessário assinar os planos Pro ou Premium, com versões mensais a partir de R$43,90 e R$79,90, respectivamente.

2. Workana

  • Compatibilidade:Android
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Com aplicativo disponível apenas para Android, a Workana é uma plataforma utilizada em diversos países da América Latina. Existem ofertas de projetos para diferentes áreas, incluindo opções jurídicas, produção de conteúdo, design, marketing e arquitetura. 

Continua após a publicidade

Os projetos são oferecidos na plataforma com uma descrição da demanda e uma estimativa de valor. Profissionais podem abordar os contratantes por mensagens e, em seguida, oferecer uma proposta para realizar o serviço. O cliente, em seguida, escolhe a proposta mais vantajosa e libera o trabalho. Durante o cadastro, é necessário enviar informações para avaliação pela equipe de moderação doa Workana, com prazo de até 15 dias para uma resposta.

Após cada serviço, os profissionais são avaliados pelos clientes. Com altos índices de satisfação, é possível receber insígnias que deixam seu perfil em destaque na plataforma, facilitando a pesquisa de clientes. A Workana cobra uma comissão por serviço e disponibiliza diferentes serviços por assinatura para profissionais.

3. Freelancer

Continua após a publicidade
  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O Freelancer é outra opção popular para encontrar trabalhos. A plataforma possui versões em diferentes idiomas, incluindo o português, e pode ser usada para diferentes áreas. Em cada projeto divulgado, é possível entrar em contato com clientes e acertar todos os detalhes antes de oferecer uma proposta de serviço.

Durante o cadastro, é necessário preencher seu perfil com informações profissionais e suas principais habilidades. Além disso, há a possibilidade de vincular sua conta no LinkedIn para facilitar acesso e contato. Em seguida, basta filtrar pelas categorias disponíveis na plataforma, procurar por serviços com estimativas de valores e começar a interagir com possíveis clientes.

Continua após a publicidade

A criação de uma conta é gratuita, mas o Freelancer cobra taxas para cada serviço contratado. Há, ainda, a possibilidade de pagar por benefícios para manter seu perfil em destaque durante anúncios.

4. GetNinjas

  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

O GetNinjas é uma plataforma utilizada para localizar e contratar serviços. É muito difundida para trabalhos manuais e serviços de reparos, mas também disponibiliza demandas para áreas como design, produção de eventos, consultorias e outras opções.

Continua após a publicidade

A plataforma funciona com base em orçamentos. É necessário informar qual o serviço solicitado, o prazo e a localização. Em seguida, o GetNinjas exibirá perfis que atendem na região do cliente. O profissional, em seguida, recebe as informações de contato e pode enviar a proposta de orçamento para negociação.

O GetNinjas não cobra taxas na contratação de serviços. No entanto, o app disponibiliza moedas virtuais para profissionais cadastrados: essas moedas podem ser usadas para colocar o seu perfil em destaque e liberar mais clientes para negociações. É possível pagar por pacotes de moedas ou recebê-las após indicar outros profissionais para o aplicativo.

Continua após a publicidade

5. Closeer

  • Compatibilidade:Android, iOS
  • Preço: gratuito com opção de compras no app

Por fim, o Closeer é uma plataforma nacional para trabalhadores autônomos. O aplicativo conta com área educacional e utiliza um algoritmo próprio para conectar profissionais com empresas cadastradas na plataforma. Cada "job" é oferecido com informações de valor, localização, função, data e hora, com o pagamento enviado pelo próprio app.

Continua após a publicidade

As principais áreas de foco do aplicativo são para trabalhos em cozinhas industriais, restaurantes, hotelaria e varejo. Durante o cadastro, é obrigatório preencher seu perfil profissional, assistir a videoaulas disponibilizadas gratuitamente pelo aplicativo e enviar documentação para avaliação.

Todas as propostas de trabalho aceitas são armazenadas em uma aba de agenda. Dessa forma, é possível manter uma organização para cada serviço. Após o término, é necessário marcar a conclusão no aplicativo e aguardar o envio do valor para sua carteira digital. Essa quantia, em seguida, pode ser transferida para sua conta bancária.

Este artigo não é um publieditorial. Tem caráter unicamente informativo e não isenta o leitor quanto ao dever de tomar conhecimento e compreender a integralidade dos termos de uso do serviço mencionado na matéria jornalística aqui publicada. O Canaltech não se responsabiliza pelas condições e alterações de uso dispostas por empresas, plataformas ou agentes externos, sendo certo que a utilização de serviços de terceiros por parte dos nossos leitores ocorre exclusivamente por sua conta e risco.

Fonte: Freelancer, GetNinjas, Workana