Por que ChatGPT e Copilot vão parar de funcionar no WhatsApp em 2026?
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Bruno De Blasi |

Microsoft e OpenAI recentemente anunciaram que vão remover os perfis de Copilot e ChatGPT do WhatsApp a partir de janeiro do ano que vem. Isso significa que não será possível conversar com as IAs no mensageiro da Meta, abrindo caminho para usar os respectivos apps ou o assistente Meta AI.
- Resposta rápida, Smart e mais: como funcionam os modelos de IA do Copilot
- ChatGPT ganha assistente para ajudar com suas compras online
O motivo é o mesmo: o WhatsApp mudou as políticas de uso da plataforma e incluiu uma nova seção para limitar a distribuição de LLMs de terceiros. O Canaltech explica o cenário:
- Por que algumas IAs não vão funcionar no WhatsApp?
- Quando os serviços vão parar de funcionar?
- A medida afeta todos os chatbots?
- O que fazer com as conversas com cada chatbot?
Por que algumas IAs não vão funcionar no WhatsApp?
O WhatsApp mudou as políticas de acesso à API da plataforma na versão Business — ou seja, a medida impacta diretamente as empresas que oferecem serviços a partir do mensageiro.
Uma das menções aborda os “provedores de IA” (empresas que oferecem LLMs e plataformas de IA generativa) e proíbe o uso do WhatsApp Business para “fornecer, entregar, oferecer, vender ou de outra forma disponibilizar tais tecnologias quando estas forem a funcionalidade principal (e não incidental ou auxiliar)”.
Dessa forma, as empresas que usavam o WhatsApp como um canal extra para acessar os seus respectivos chatbots não poderão mais manter os perfis ativos com a mudança. A Meta alega que tais serviços poderiam sobrecarregar a plataforma e dificultar o funcionamento de outros clientes.
Por outro lado, a medida também pode ser interpretada como uma forma de priorizar o acesso ao assistente Meta AI, oferecido de forma nativa no app.
Quando os serviços vão parar de funcionar?
Os novos termos entram em vigor a partir de 15 de janeiro de 2026. Microsoft e OpenAI vão suspender seus respectivos serviços no app a partir da mesma data.
A medida afeta todos os chatbots?
Não. Empresas que usam um chatbot de IA para atendimento ao cliente poderão manter a ferramenta ativa, por exemplo.
A mudança nas políticas afeta principalmente aquelas empresas que usavam o LLM como único atrativo para atrair clientes no app.
O que fazer com as conversas com cada chatbot?
A Microsoft já confirmou que não será possível sincronizar o histórico de conversas do Copilot no WhatsApp com o aplicativo do assistente em outras plataformas.
Por outro lado, a OpenAI permite vincular a conta do ChatGPT ao WhatsApp e importar o histórico de conversas feitas pelo mensageiro.
Leia também:
- Como usar o Meta AI no WhatsApp: Guia Prático
- Como usar o assistente de compras do ChatGPT para pesquisar produtos
- De TV a carro: o que o Gemini consegue fazer em cada dispositivo?
VÍDEO: Meta IA no WhatsApp: PERIGOSO ou não?