Publicidade

Play Store vai dificultar acesso a aplicativos desatualizados; saiba por quê

Por  • Editado por  Douglas Ciriaco  | 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

A Play Store esconderá apps que estiverem sem atualizações por muito tempo, anunciou o Google nesta quarta (6). A empresa ocultará esses aplicativos do catálogo da loja por não estarem em dia na adoção de ferramentas, mas eles ainda poderão ser reinstalados se necessário.

Quem ainda usa esses aplicativos pode ficar tranquilo: eles não sumirão do celular de forma automática e poderão ser utilizados à vontade mesmo com a nova restrição em vigor. Caso o aparelho seja formatado, também dará para encontrar o aplicativo na loja na lista de apps vinculados à conta, no app da Play Store.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

“A partir de 1° de novembro de 2022, os aplicativos existentes que não utilizarem um nível de API de até dois anos a partir da versão principal do Android mais recente não estarão disponíveis para descoberta ou instalação para novos usuários com dispositivos que executam versões do SO superiores à API de destino”, informou o Google.

Ao reduzir o alcance de aplicativos desatualizados, o Google espera proteger usuários de eventuais vulnerabilidades. Geralmente, ter apps desatualizados baixados no celular não oferece tanto risco assim — especialmente se for uma ferramenta de uso offline. Contudo, assim como qualquer outro software, a ausência de suporte pode, sim, expor o aparelho a brechas que não serão corrigidas.

O que é nível de API?

Quando o Google menciona “nível de API”, a empresa se refere ao valor inteiro que identifica a revisão do framework de APIs oferecida por alguma versão do Android. De forma básica, o nível de API indica a versão do sistema — quanto maior o número, mais recente é o framework. No Android 12, o nível de API é de número 32.

Como o Google sabe que um app está desatualizado?

Se o nível de API utilizado por um aplicativo tem três anos ou mais em comparação à API mais recente, ele vai ser ocultado na Play Store. Num exemplo fácil: se um app utiliza nível de API 25, lançado junto ao Android 7.1, mas o celular já está no nível de API 32 (Android 12), o programa não estará mais disponível para descoberta na loja.

O próprio sistema é capaz de fazer essa distinção, e a loja do Google, também. O nível de API adotado por um aplicativo indica quais ferramentas do sistema ele é compatível, assim impedindo que aconteça alguma incompatibilidade.

No Android 13, o nível de API avançou para 33 e isso deve descartar compilações mais velhas. O Google informa na publicação que a restrição será constantemente atualizada conforme o framework evolui, obrigando aplicativos a se manterem atualizados para continuarem disponíveis na Play Store.

Continua após a publicidade

Fonte: Google

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*