Publicidade

Play Store renova menu de apps e jogos e torna interface mais complicada

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 03 de Maio de 2021 às 13h35

Link copiado!

Ivo/ Canaltech
Ivo/ Canaltech

A Play Store do Android há pouco se livrou de um dos seus menus e resumiu suas seções a uma única janela. Essa não deve ser a única mudança no visual da loja, porém. Capturas de tela compartilhadas pela internet revelam o que seria um substituto para o menu “Meus apps e jogos” que chegou para alguns poucos usuários.

O nome da nova seção seria “Gerenciar meus apps e dispositivos” e teria exatamente o mesmo propósito do menu anterior, mas com ligeiras alterações — como o monitoramento do espaço usado, visualização de análises e classificações logo na primeira tela. A exibição parece estar mais limpa que a anterior, com menos elementos exibidos ao mesmo tempo e realocando atualizações, instalações e compartilhamento para seções mais a fundo.

Infelizmente, essa é uma das mudanças que tornam o uso do aplicativo menos prático. O novo menu de gerenciamento abandonou boa parte das abas para a visualização de aplicativos, inscrições em Beta, instalações e atualizações pendentes, em troca de uma única guia, a “Gerenciar”.

Continua após a publicidade

Os relatos ainda são escassos e a novidade parece não ter sido distribuída amplamente entre usuários Android. Talvez, o Google tenha aproveitado a oportunidade para liberar a interface de forma discreta para um público restrito, a fim de testar a recepção da comunidade pelo novo visual.

E melhorou?

Embora esteja mais limpa e coerente com a disposição de elementos adotada pelo Google, os novos menus não são tão amigáveis para o usuário final. Segmentar menus em seções complica o aprendizado do app, visto que o usuário teria que memorizar caminhos mais longos para alcançar o que procura.

Continua após a publicidade

O “Meus apps e jogos” pode não estar na sua melhor apresentação quanto ao visual e disposição de informações, mas concentrar guias sob uma única aba pode complicar a navegação. Atualmente, tudo que está associado a conta do Google fica exposto numa única tela, separada em guias com nomes autoexplicativos.

Apesar de ter chegado a alguns celulares, o “Gerenciar apps e dispositivos” pode não ser levado para frente e ser retrabalhado até ser amplamente distribuído. Por enquanto, o Google não se manifestou quanto a novidade e, provavelmente, ela deve mudar através de uma autorização de servidor.

Fonte: Reddit