Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Menu da Google Play Store está de cara nova; saiba como receber a novidade

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 08 de Abril de 2021 às 09h55

Link copiado!

Mika Baumeister/Unsplash
Mika Baumeister/Unsplash

A Google Play Store recebeu uma nova interface no Android. A loja de aplicativos da gigante reduziu o número de botões para navegação em menus e concentrou suas funções no botão de perfil, cortou redundâncias, melhorou a tela de pesquisa e tornou a navegação em menus mais intuitiva.

Assim que atualizado, a Play Store interromperá sua navegação para apresentar a nova localização dos botões, que antes ficavam no menu lateral da esquerda, invocados por gestos ou pelo toque no botão de “hambúrguer” dentro da barra de pesquisa.

Portanto, os acessos a Play Pass; “Meus apps e jogos”; “Biblioteca”; “Pagamentos e assinaturas” e as configurações foram todos realocados. No processo, a seção de conta e atalhos para Play Filmes e Play Livros desapareceram, junto do botão dedicado para o resgate de cupons promocionais.

Continua após a publicidade

A tela de “Configurações” foi retrabalhada no processo. A seção abandona a extensa lista organizada em grupos para concentrá-la em títulos que se expandem com o toque. Para quem conhece o Android, esse mesmo método é familiar com a interface das Configurações do sistema operacional, mas de forma simplificada devido a quantidade reduzida de opções.

A pesquisa de apps e jogos na loja também foi recauchutada. Anteriormente, os resultados apresentavam apenas os aplicativos relacionados aos termos fornecidos; agora, a aba mostra o que o usuário procura com destaque, unindo o resultado às imagens, demonstrações em vídeo, aplicativos com temas ou estilos relacionados e outros “que você também pode gostar” ao rolar a tela.

Continua após a publicidade

Propagandas ainda existem e elas se tornaram visíveis na tela de pesquisa. No geral, mudanças sutis tomam toda a interface da loja de aplicativos, a maioria delas consistindo em ícones maiores, mais espaço para a exibição de aplicativos e outras alterações visuais.

Como baixar a nova Google Play Store

Assim como qualquer outra atualização de aplicativo do Google, a novidade está sendo distribuída gradativamente. A primeira sugestão é conferir a Play Store e para ver se a novidade já chegou.

Se ainda não for o caso, uma "gambiarra" pode ser o download do arquivo de instalação (APK) pode colocar você na frente da fila. O processo exige o download do direto do APK Mirror e a escolha de versões depende do seu conhecimento sobre o seu aparelho. Escolha a distribuição que se encaixa com o seu aparelho e comece o processo. No caminho, o SO pode barrar a chegada do arquivo por ser “potencialmente prejudicial ao aparelho”, mas basta autorizar — por sua conta e risco — e dar sequência ao processo.

Continua após a publicidade

Com os arquivos em mãos, faça a instalação e aguarde. Se você escolheu a versão mais recente, é provável que a nova cara da Play Store já esteja disponível na primeira vez que abrir o aplicativo. Caso prefira não baixar e instalar manualmente, é só aguardar até que a novidade chegue de forma automática em seu dispositivo.