Publicidade

Play Store brasileira ganha modo que organiza apps instalados no seu celular

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O recurso Coleções da Google Play Store começou a aparecer no Brasil nesta semana. A ferramenta organiza todos os aplicativos instalados em categorias e ainda recomenda filmes, séries, livros e jogos.

A seguir, entenda:

  • Como o recurso funciona
  • Para que serve?
  • Como ativar as Coleções no Android
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Como o recurso funciona

Toda a segmentação é automática, com direito a categorias como notícias, finanças, compras, redes sociais e comunicação. A tela principal ainda mostra os apps mais usados no dia a dia e aqueles que foram instalados recentemente.

Além disso, ainda é possível adicionar um widget do recurso na tela inicial do celular. A opção traz recomendações de músicas, vídeos e jogos, além de atalhos para abrir a novidade completa.

As Coleções foram lançadasinicialmente nos Estados Unidos no ano passado e aos poucos chegaram a mais países. A página de suporte do Google diz que “as Coleções do Google Play estão disponíveis nos Estados Unidos e em alguns países, incluindo Austrália, Brasil, Canadá, Grã-Bretanha, Índia, Indonésia, Japão e México".

Para que serve?

As Coleções são uma forma de manter a lista de apps organizada, sem a necessidade de criar pastas manualmente para cada caso. O recurso atualiza automaticamente com os novos aplicativos instalados e já separa por categorias.

Além disso, as abas adicionais ainda podem mostrar ofertas promocionais ou sugestões de lançamentos em streaming, funcionando como um hub central. 

Continua após a publicidade

Como ativar as Coleções no Android

Siga estes passos:

  1. Toque e mantenha o dedo pressionado sobre o ícone da Play Store;
  2. Selecione “Coleções”;
  3. Aguarde a configuração automática;
  4. Veja a organização de apps;
  5. Caso você prefira, coloque um widget na tela inicial.

O Google informa que o recurso está disponível para modelos com Android 10 ou versão mais recente. Caso você ainda não tenha o novo modo, vale a pena atualizar a Play Store.

Continua após a publicidade

Leia também:

VÍDEO: Google perdeu para a Apple na grande atualização do Android 16? Mudará a UI de todos os celulares?

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*