Pix fora do ar? Serviço apresenta instabilidade nesta segunda-feira (19)
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi | •

O Pix apresentou instabilidade nesta segunda-feira (19), e usuários relataram que o sistema de pagamentos estava fora do ar. Nas redes sociais, postagens indicaram que a falha atinge diferentes bancos.
- Pix ou WhatsApp Pay? Veja o que muda entre as formas de pagamento
- Pix Automático leva assinatura de apps a quem não tem cartão de crédito, diz BC
"O Banco Central informa que, das 14h31 às 15h10 desta segunda-feira (19/01), o serviço do DICT (Diretório de Identificadores de Contas Transacionais) apresentou indisponibilidade decorrente de problemas internos", disse o BC ao Canaltech. "As equipes técnicas atuaram na identificação e resolução da causa, e o Pix já está operando normalmente."
O site Downdetector registrado um pico de reclamações por volta das 14h50. Neste período, mais de 7,3 mil notificações tinham sido registradas no site em relação à falha no PIX.
Dados do Google Trends também mostraram um aumento na procura dos internautas por informações sobre a queda do serviço. Termos como “pix fora do ar”, “pix problemas hoje” e “problemas no pix” estavam entre aqueles com crescimento nas buscas na internet.
O aplicativo do banco Itaú, inclusive, informou os clientes sobre a instablidade do serviço assim que é aberta a página inicial do aplicativo. A instituição pedia para que operações não fossem refeitas e afirmava que o sistema seria normalizado em breve.
O Canaltech também entrou em contato com instituições financeiras. "O sistema Pix apresentou breve intermitência, que afetou todo o mercado. O serviço já funciona normalmente", afirmou o Bradesco.
De acordo com o C6 Bank, a fintech foi atingida por uma "indisponibilidade do sistema Pix" nesta tarde. "As operações no aplicativo do banco já funcionam normalmente", disse a empresa.
"Após intermitências no Pix que afetaram todo o mercado, o Inter informa que o serviço já foi restabelecido para seus clientes", disse o Inter à reportagem.
Segundo o Nubank, "a instabilidade já foi integralmente solucionada".
Em nota, o Santander informou que a "instabilidade pontual" desta tarde foi "externa ao seu sistema". Ainda em nota, o banco destaca que o incidente foi resolvido e que o "Pix opera normalmente" aos clientes.
Reclamações nas redes sociais
Usuários foram rapidamente às redes sociais para registrar as reclamações diante da queda do serviço de transferências. A maioria das queixas foram postadas no X (antigo Twitter):
Leia também:
- 6 bancos que oferecem Pix pelo WhatsApp (e como usar)
- Nubank lança seguro "Pix Protegido" contra golpes e roubos de celular e cartão
- Itaú agora permite fazer Pix a partir de imagens no WhatsApp; saiba como
VÍDEO: Pagar com PIX pelo NFC do Celular é Seguro? Como Funciona?