Publicidade

Picsart agora gera fontes usando inteligência artificial

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Março de 2022 às 16h06

Link copiado!

Canaltech/Felipe Freitas
Canaltech/Felipe Freitas

Além de poemas, textos e obras de arte, a inteligência artificial (IA) agora também é capaz de criar fontes. Essa foi uma ideia aplicada pela Picsart — plataforma de edição de fotos e vídeos — que anunciou uma nova coleção de fontes criadas inteiramente através do aprendizagem de máquina para os utilizadores do app.

O recurso foi desenvolvido pela Picsart AI Research (PAIR), departamento de IA da Picsart. A companhia aplicou a tecnologia para treinar modelos com um conjunto amplo de dados de fontes já existentes a fim de criar novas letras, símbolos e números, que são vetorizados e convertidos em um arquivo de fonte.

Atualmente, o app conta com cerca de 30 fontes geradas por IA — gratuitas e por assinatura mensal do plano Picsart Gold, que fornece acesso a todos os serviços criativos da plataforma. A empresa informou que planeja adicionar opções novas nos próximos meses.

Continua após a publicidade

“Fonte é um dos recursos mais solicitados no Picsart. Os usuários estão usando fontes para se expressar junto com a edição para criar imagens de texto”, disse a cientista-chefe do laboratório de pesquisa de IA da Picsart, Humphrey Shi. “Então, a necessidade de fonte é realmente enorme”.

Para criar a fonte, os usuários devem escolher de três a cinco palavras-chave para que a IA desenvolva a tipografia desejada. Para gerar a fonte "Meera", por exemplo, um dos usuários do app selecionou as palavras "fino", "manuscrito", "script" e "romântico". Para encontrar as tipografias geradas por IA, basta biscar "fontes de IA" na barra de pesquisa do app, que está disponível tanto para celulares como na web.

PicsArt e IA

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, a empresa tem investido bastante em ferramentas criativas baseadas em IA para oferecer novas formas de criação para os usuários. No ano passado, por exemplo, a Picsart lançou um gerador de músicas de IA que produz instantaneamente faixas de acompanhamento isentas de royalties, além de uma ferramenta que também usa a tecnologia para facilitar a edição de fundos de fotos.

Com o sucesso das ferramentas, a empresa chegou a levantar um investimento de US$ 130 milhões (R$ 627 milhões) junto ao fundo Softbank e ficou entre os 20 apps mais baixados em meados de 2021.

“O objetivo do Picsart é capacitar o criador em todos nós — pessoas com conhecimento de design e muita experiência em arte e expressão, mas também as pessoas comuns”, disse Shi. “E para fazer isso, essencialmente, a IA é a solução definitiva. Porque, para facilitar o uso sem muita experiência de domínio em edição e design, você precisa de uma IA poderosa para ajudar o usuário a alcançar o que deseja”, completou.

O Picsart conta com diversos recursos de edição de fotos, porém a maioria está disponível somente no plano Picstart Gold. O app pode ser encontrado na App Store, para iOS, e Google Play, para Android, além de ter uma plataforma na web.

Continua após a publicidade

Fonte: MashableAdweek