Como escanear o QR Code do WhatsApp Web

Como escanear o QR Code do WhatsApp Web

Por Kris Gaiato | Editado por Bruno Salutes | 14 de Dezembro de 2021 às 15h30
Divulgação/Alfredo Rivera/Pixabay

Se você usa o computador com frequência, o WhatsApp Web pode tornar a troca de mensagens mais fluída e prática. Afinal, ao adotar a versão, o usuário concentra todas as atividades em um só dispositivo. Aliás, para habilitar o seu PC é simples e rápido: basta escanear o QR Code do mensageiro com o seu celular.

Durante o processo, o usuário precisa usar o aplicativo do WhatsApp com a sua conta logada. Além disso, na versão mobile, são listados todos os aparelhos conectados à conta, bem como a data e hora da última sessão.

A função de escanear pode ser encontrada nas configurações do mensageiro. No iPhone, o menu é representado pelo ícone de engrenagem no canto inferior. Já em aparelhos com Android, no botão de três pontos no canto superior direito da tela.

1. Entre as opções exibidas, selecione "Aparelhos conectados". Em seguida, selecione o comando "Conectar um aparelho". Caso seja necessário, dê permissão para que o WhatsApp acesse a câmera do seu celular.

Use a câmera do seu celular para escanear o QR Code do WhatsApp Web (Captura de tela: Kris Gaiato)

2. Feito isso, entre no site oficial do WhatsApp Web pelo computador e aponte a câmera do seu celular para o código QR que estará na página inicial. Assim que o aplicativo identificar o código, o mensageiro será aberto no seu navegador.

É importante ressaltar que o processo é o mesmo na versão para Desktop. Esse método, aliás, é compatível não apenas com computadores, mas também com tablets.

Leia o código e espere o programa carregar as conversas (Captura de tela: Kris Gaiato)

O que você precisa saber sobre o WhatsApp Web?

Para que o mensageiro funcione no computador ou tablet, o celular deve estar conectado à Internet e próximo ao dispositivo. Aliás, não há necessidade de ser na mesma rede: o usuário pode usar a conexão móvel no celular e o Wi-Fi no PC, por exemplo.

Há um recurso (ainda em fase beta) que permite conectar quatro aparelhos de uma única vez para uso autônomo. Desse modo, ainda que o celular esteja distante ou offline, a versão para Web não sofrerá interferências. Embora cumpra o que promete, a função chamada Múltiplos Aparelhos apresenta gargalos notáveis, como a demora para conectar à conta do usuário.

Outra informação importante sobre o WhatsApp Web é que, ao fechar a guia do navegador, a sessão continuará ativa. O usuário, portanto, deve clicar em "Desconectar" localizado no botão de três pontos na parte superior da tela.

Caso você esqueça de fazê-lo, contudo, a solução do seu problema está a alguns cliques de distância. O aplicativo exibe todas as sessões ativas (ainda que no modo Múltiplos Aparelhos) e permite encerrá-las remotamente. Para tanto, acesse a aba "Aparelhos Conectados" no menu "Configurações". Clique sobre a sessão e, depois, em "Desconectar".

Se além da segurança, você também se preocupa com a privacidade das suas conversas, saiba que elas não são armazenadas na nuvem. O que viabiliza o funcionamento do WhatsApp Web é, na verdade, o espelhamento dos conteúdos do aplicativo. Em outras palavras, isso significa que a tecnologia de criptografia ponta a ponta é aplicada em todas as versões do mensageiro.

Aliás, é devido ao espelhamento das conversas que o usuário pode acessar duas contas simultaneamente. O truque é simples: basta abrir uma guia anônima, entrar no site oficial e, com uma conta diferente, ler o QR Code do WhatsApp Web. Via de regra, para que isso dê certo, você precisa ter um outro celular com a conta secundária. Mas, se você quiser ter dois WhatsApp no mesmo celular, o Canaltech também te explica.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.