Publicidade

Para onde a bússola do Safari, o navegador da Apple, aponta?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 21 de Fevereiro de 2023 às 14h00

Link copiado!

Reprodução/Apple
Reprodução/Apple
Tudo sobre Apple

O Safari, navegador da Apple, sempre foi representado por um ícone de bússola. O ponteiro vermelho, que representa o norte geográfico no objeto, aponta sempre para a parte superior direita. Mas, afinal, para qual lugar do mundo o ícone direciona?

Esse é um questionamento que passa pela cabeça de muitas pessoas curiosas ao longo dos anos. A primeira versão do Safari foi lançada em 2003, numa época em que as empresas valorizavam o sentido literal da palavra "navegador", com a ideia de explorar e descobrir novos conteúdo. Basta olhar para o concorrente da Microsoft, Internet Explorer (“Explorador de Internet”, em tradução livre para o português), ou o Netscape Navigator (“Navegador”, em tradução livre).

Portanto, lançar um navegador com a temática óbvia de navegação faria sentido ao mercado na época. O ícone escolhido foi a bússola, instrumento muito comum para exploradores e que tem como função indicar direções a seu utilizador.

Continua após a publicidade

A primeira versão do Safari trouxe uma versão clássica da bússola, com um arco de metal em volta e os pontos cardeais expostos. Em 2014, a logo foi atualizada para uma versão com menos detalhes, mas ainda manteve o posicionamento dos ponteiros.

Para onde a bússola do Safari aponta?

Na verdade, o ícone não representa nenhum lugar específico. O posicionamento pode ser uma questão estética: o ícone ajuda a passar uma impressão de movimento para frente, enquanto também pode ser interpretado como uma forma de guiar durante toda a procura por conteúdo na web.

Continua após a publicidade
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Por outro lado, também é possível interpretá-lo como uma bússola de fato e conseguir um direcionamento. O ponteiro vermelho sempre representa o norte geográfico e, nesse caso, como ele aponta para a direita, significa que o objeto está para a direção noroeste. Numa bússola tradicional, ao seguir pela direção indicada pelo ponteiro nessa posição, você estará no rumo do noroeste geográfico.

Aqui, vale uma curiosidade: o aplicativo Bússola, do iPhone, também mantém o ponteiro vermelho do norte apontado para a mesma direção do ícone do Safari. Esse padrão pode abrir espaço para teorias.

A sede da Apple é localizada na cidade de Cupertino, no estado da Califórnia, EUA, pertencente ao condado de Santa Clara. Ao abrir o mapa desse condado, é possível notar que Cupertino fica na direção noroeste. No entanto, essa correlação nunca foi oficialmente confirmado pela Apple.

Continua após a publicidade

Outra curiosidade interessante envolve o Apple Maps, app de navegação por GPS da empresa. O ícone da ferramenta mostra a visão do mapa de uma região próxima ao Apple Park, em Cupertino. Em versões anteriores, também mostrava o símbolo da rodovia Interstate 280, que cruza a cidade em direção a San Francisco.