Publicidade

Qual é a maior rota de ônibus do mundo?

Por| Editado por Jones Oliveira | 08 de Junho de 2022 às 13h30

Link copiado!

Divulgação/Ormeño
Divulgação/Ormeño

Se você estiver a fim de descobrir qual é a maior rota de ônibus do mundo e, para isso, for consultar o Guinness Book, o Livro dos Recordes, encontrará uma resposta desatualizada sobre o tema. Lá, o “recorde” que consta é o que pertence à empresa de ônibus peruana Ormeño, e que tem um itinerário ligando Lima, capital do Peru, ao Rio de Janeiro, no Brasil.

A rota entre a Cidade Maravilhosa e a capital peruana é de 6.200 quilômetros. Ela passa por dezenas de cidades, cinco estados brasileiros e sete distritos diferentes do Peru até o destino final, em aproximadamente 102 horas de viagem nas mais distantes e diferentes estradas.

A linha de ônibus com a maior rota do mundo entrou para o Livro dos Recordes em 2016 e, pelo menos para a publicação, segue intocável até hoje. O aviso na própria nota do Guinness Book, no entanto, diz que “recordes mudam diariamente e não são imediatamente publicados online”. E foi exatamente isso o que aconteceu para tirar da viagem entre Rio de Janeiro e Lima o posto de maior rota de ônibus do mundo.

Continua após a publicidade

A nova maior rota de ônibus do mundo

O recorde estabelecido pela Ormeño em 2016, na verdade, não demorou muito para ser superado e caiu naquele mesmo ano, apesar de não estar inserido até hoje no Guinness Book. O atual trajeto mais longo do mundo liga o Rio de Janeiro a Bogotá, capital da Colômbia, e também é realizado por um ônibus da Ormeño. Ao todo, ele contabiliza nada menos do que 14 mil quilômetros.

Diversos veículos de imprensa, incluindo o Fantástico, da Rede Globo, apontam a rota entre Rio de Janeiro e Bogotá como a maior do mundo para viagens de ônibus, mas, assim como o trajeto entre Rio e Lima, não há qualquer órgão oficial que aponte uma ou outra como efetivamente a viagem de ônibus mais longa do mundo.

Continua após a publicidade

Como é a mais longa viagem de ônibus do mundo?

Em relação especificamente ao trajeto que liga o Rio de Janeiro a Bogotá, alguns dados são impressionantes. As atrações são tantas que o site especializado Quanto Custa Viajar fez uma matéria citando que pelo menos 3.600 passageiros por ano optam por realizar a longa e quase interminável viagem.

Para se ter uma ideia do que envolve encarar essa viagem, vamos listar abaixo alguns números que os turistas com espírito aventureiro precisam encarar desde a partida, no Rio de Janeiro.

  • Dez dias de viagem dentro do ônibus;
  • 150 cidades “cortadas” entre origem e destino;
  • 7 Estados (Rio de Janeiro, São Paulo, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Amazonas e Acre);
  • Quatro países envolvidos no trajeto: Brasil, Peru, Equador e Colômbia;
  • O ônibus chega a cidades localizadas a mais de 3.300 metros acima do nível do mar, como Cusco, no Peru (leve seu remedinho para enjoo).
Continua após a publicidade

Na Europa, uma rota de ônibus é rival de “peso”

Sempre vale reforçar que não há um dado oficial apontando, de fato, qual a maior rota de ônibus do mundo. Então, para não ficarmos reduzidos às duas citadas, vamos ampliar nosso “mochilão” até a Europa. Por lá, também há uma candidata de peso a entrar no Guinness Book.

Uma empresa de ônibus chamada Adventures Overland organiza, desde o ano de 2020, uma viagem entre o Reino Unido e a Índia pelas estradas a bordo de um ônibus. Se você se espantou com os números do trajeto entre Rio de Janeiro e Bogotá, prepare-se, pois estes são ainda mais incríveis.

Continua após a publicidade

A viagem dura um total de 70 dias, com o ônibus percorrendo 20 mil quilômetros e cruzando as estradas de 18 países. O ponto de partida para o trajeto é Nova Deli, e a chegada tem como destino Londres, a capital da Inglaterra. As próximas, de acordo com o site da empresa, estão marcadas para ocorrer em abril de 2023 (ida) e agosto do mesmo ano (volta).

"Como você se sentiria em fazer parte da viagem de ônibus mais longa do mundo, abrangendo dois continentes, 18 países e cobrindo 20.000 km?", pergunta a empresa em seu site.

Segundo a Adventures Overland, o ônibus para Londres "é a maior, a mais grandiosa e a mais épica viagem de ônibus do mundo". E aí: vai encarar?

Com informações: Guinness Book, Adventures Overland, Quanto Custa Viajar e Fantástico