Os 10 melhores aplicativos para o Google Chromecast

Por Redação

Lançado em 2013 pelo Google, o Chromecast tem conquistado muitos usuários pelo funcionamento simples e suas múltiplas possibilidades. O aparelho é pequeno, bem parecido com um pen-drive, e permite acessar conteúdos diretamente do smartphone, tablet ou computador sem ter que conectar nenhum fio.

O aparelho faz muito mais do que espelhar a tela dos seus gadgets. O Chromecast tem compatibilidade com vários aplicativos da Play Store e da App Store para reproduzir vídeos, fotos, músicas e arquivos dos seus dispositivos. Recentemente, o Google adicionou ao catálogo de apps uma série de jogos para Android e iOS, como Just Dance Now e Roda da Fortuna, que os usuários podem jogar na TV usando o smartphone como controle.

Fizemos uma lista com os 10 melhores aplicativos compatíveis com Chromecast na Play Store e na App Store. Ao contrário da Apple TV, que pode ser controlada diretamente na TV, todos os apps com suporte para o Chromecast são comandados pelo smartphone ou tablet com Android ou iOS.

Veja nossa seleção abaixo e faça o download das ferramentas. E fique atento ao símbolo da imagem abaixo: sempre que ele aparecer é porque existe a possibilidade de assistir ao conteúdo do app pelo Chromecast.

Chromecast sinal

1. Netflix

O Chromecast permite controlar a Netflix por meio de dispositivos Android e iOS e pelo navegador Chrome (com o Google Cast instalado). Para começar a usar, é preciso fazer login em alguma dessas plataformas, procurar pelo ícone do Chrome (o mesmo que mostramos acima) e escolher a opção do Chromecast para exibir o conteúdo na TV. Os filmes e seriados são transmitidos em Full HD e som surround 5.1 (quando disponível).

2. YouTube

youtube

Com o YouTube conectado ao Chromecast, os usuários podem criar listas de reprodução do que querem assistir para não precisar ficar escolher individualmente o que desejam ver. Na hora de escolher um vídeo, em vez de começar a exibi-lo de forma automática, como no computador ou nos dispositivos móveis não pareados com o Chromecast, aparecerá um box perguntando se o usuário quer dar play no vídeo agora ou adicioná-lo à lista de reprodução. Com o Chromecast, não é possível escolher a qualidade de imagem dos vídeos, pois o aparelho do Google o reproduz sempre na melhor imagem possível, mesmo que seu dispositivo móvel não tenha suporte para ela. Usando o smartphone os usuários podem ativar legendas e também mudar seu idioma.

3. Google Play Filmes

Google Play Filmes

Os filmes que você adquire no Google Play Filmes são exibidos na sua TV pelo Chromecast sempre em alta definição, mesmo que seu telefone não seja compatível com isso. Até se o telefone desligar, o aparelho continuará exibindo o filme, mas você não poderá pausar, retroceder ou avançar. Usando o smartphone ou tablet, basta escolher um dos itens da sua biblioteca, tocar no ícone de transmissão e escolher o Chromecast. A partir daí, use os comandos do aplicativo no gadget.

4. Crackle

Crackle

Os filmes do catálogo do Crackle, serviço de streaming gratuito da Sony, também podem ser vistos diretamente na TV com o aparelho do Google. Com o app aberto, procure pelo ícone de transmissão para o Chromecast e espere que o Crackle apareça na sua TV para começar a usá-lo. Na tela do aplicativo, navegue pelos filmes e séries para escolher o que quer assistir e aguarde para que comece a ser reproduzido na TV. Assim como a Netflix, o Crackle também permite configurar legendas e áudio pelos botões do aplicativo.

5. Twitch

Twitch

Com o suporte para Chromecast do Twitch, você pode assistir a partidas de todos os seus jogos preferidos direto na TV. Com o aparelho do Google, o Twitch vai ainda além, possibilitando o envio de vídeos ao vivo de dispositivos Android e iOS e do computador para a televisão, deixando o navegador e a tela dos app nos smartphones e tablets livres para o chat. Para isso, basta abrir o app em uma das plataformas e escolher o Chrome no ícone de transmissão. Você também pode mudar as configurações do seu vídeo no celular sem interromper a captação da imagem.

6. Rdio

Com o Rdio, é possível criar um canal próprio de músicas na sua TV usando o Chromecast. Usando o app na tela do dispositivo móvel, os usuários podem escolher músicas, álbuns, estações de rádio, criar suas playlists e reproduzi-las na televisão enquanto a tela exibe uma imagem da capa do álbum. Depois, você pode controlar as músicas por meio dos botões do aplicativo no display do telefone ou tablet.

7. Deezer

Deezer

Assim como o Rdio, o Deezer também permite reproduzir artistas, álbuns e playlists na TV. Depois de usar o ícone de transmissão na tela do app para smartphone ou tablet, o usuário só precisa escolher o que quer tocar para que o conteúdo seja exibido na TV. Enquanto a música toca, também é exibido a imagem de capa do álbum. O diferencial do Deezer para Chromecast é que ele inclui uma recurso que permite interação entre vários usuários no app da TV ao mesmo tempo. Assim, dá para combinar suas músicas com as dos seus amigos, evitando discussões sobre o que vai tocar em seguida, com a criação de uma playlist conjunta.

8. Real Player Cloud

Real Player Cloud

Uma das maiores dificuldades apresentadas pelo Chromecast é a transmissão de conteúdos do seu computador, já que os dados passam pelo Google Chrome e não é possível transmitir um filme que não esteja online. É aí que entra o Real Player Cloud, cujjos apps para Android e iOS têm suporte ao aparelho do Google, assim como sua aplicação para o computador. Basta clicar no ícone de transmissão e escolher o Chromecast para começar a reproduzir vídeos de qualquer um dos seus dispositivos na TV.

9. Just Dance Now

O Just Dance Now permite que os usuários se divirtam com um dos mais populares jogos de dança sem precisar de um console. O game ficou ainda mais famoso com seu app para mobile que permitia aos jogadores dançar em frente à tela do computador, usando o telefone como o controle (que no caso do Kinect é a própria mão). Recentemente, o aplicativo chegou ao Chromecast e permite que um número ilimitado de pessoas se junte para dançar grandes sucessos em frente a TV. Para isso, é preciso que smartphones Android e iOS tenham instalado o app do Chromecast.

10. Big Web Quiz

O Big Web Quiz é um jogo que usa informações do Google para gerar perguntas para os usuários, transformando a TV em um game de questões e respostas de vários tipos, relacionando a data de nascimento dos artistas ao lançamento de músicas e filmes e a altura de pessoas famosas ao tamanho de monumentos, por exemplo.

Fique por dentro do mundo da tecnologia!

Inscreva-se em nossa newsletter e receba diariamente as notícias por e-mail.