Publicidade

OpenAI lança Frontier, plataforma para criar e gerenciar agentes de IA

Por  • Editado por Bruno De Blasi | 

Compartilhe:
Unsplash/Levart
Unsplash/Levart

A OpenAI anunciou, nesta quarta-feira (5), o lançamento do Frontier, nova plataforma que oferece às empresas a possibilidade de criar e implementar agentes de inteligência artificial (IA). A companhia afirma que os assistentes têm capacidade para atuar como colegas de trabalho no dia a dia.

A ferramenta oferece aos agentes as mesmas habilidades que os humanos necessitam para realizar tarefas corporativas. Uma delas é a capacidade de operar em um contexto de negócios compartilhado, que permite aos assistentes atuar em sistemas e aplicativos já utilizados pelas empresas, como CRMs e ferramentas de comunicação interna.

“Eles entendem como a informação flui, onde as decisões são tomadas e quais resultados importam. Isso se torna uma camada semântica para a empresa, que todos os colegas de IA podem usar como referência para operar e se comunicar com eficácia”, destacou a OpenAI em comunicado.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Execução de tarefas complexas e aprendizado contínuo

A empresa liderada por Sam Altman afirma que os agentes de IA desenvolvidos com o Frontier podem assumir raciocinam com base nos dados fornecidos para concluir atividades complexas. Lidar com arquivos de grandes volumes de informação e executar códigos estão entre essas atividades.

Conforme esses “colegas de IA” interagem com os fluxos de trabalho, eles criam memórias. Esses registros são usados para transformar interações passadas em novos contextos, otimizando o desempenho ao longo do tempo em um processo de aprendizado contínuo.

Os gestores humanos também têm acesso a métodos de avaliação que fornecem feedback sobre a atuação dos agentes, mecanismo que contribui para o aprimoramento contínuo de seu desenvolvimento.

Limites de atuação

A OpenAI destaca que o Frontier garante que cada colaborador digital tenha sua própria identidade, seguindo estritamente os limites estabelecidos pelas empresas para que sua atuação seja segura, especialmente em ambientes com dados sensíveis.

“Isso possibilita o uso seguro em ambientes sensíveis e regulamentados. Segurança e governança corporativa são integradas, permitindo que as equipes escalem sem perder o controle”, ressalta a companhia.
Continua após a publicidade

O Frontier já está disponível?

O Frontier está sendo liberado, inicialmente, para um grupo restrito de clientes, como Oracle, HP e Uber. A OpenAI afirma, no entanto, que pretende expandir a disponibilidade da ferramenta nos próximos meses, sem divulgar detalhes sobre preços ou eventuais limites de acesso.

Leia também: 

Continua após a publicidade

VÍDEO: Cuidado com o que você pede para o ChatGPT (tem jeito certo de perguntar para a IA?)