Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Onde fica a lixeira do TikTok?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 10 de Abril de 2024 às 12h20

Link copiado!

Solen Feyissa/Unsplash
Solen Feyissa/Unsplash
Tudo sobre TikTok

Provavelmente, você já se perguntou onde fica a lixeira do TikTok, mas infelizmente a rede social não tem um recurso deste tipo. Isso quer dizer que, se você apagou um vídeo, precisa recorrer a métodos alternativos para tentar recuperar o conteúdo — e de antemão já vale dizer que nem sempre eles vão resolver o problema para você. Mas calma lá que o Canaltech te explica tudo nos próximos parágrafos.

TikTok tem lixeira?

Como dito, o TikTok não tem lixeira e geralmente você não consegue recuperar um vídeo de forma nativa após excluí-lo Contudo, existe um truque caso você tenha marcado a opção "Gostei" nele — mesmo que ele seja seu: isso é possível porque, em alguns casos, o conteúdo fica salvo temporariamente na área de vídeos curtidos por você, mesmo que tenha sido excluído pelo autor. Desse modo, é possível salvá-lo novamente e então reutilizá-lo da maneira que for mais conveniente.

Continua após a publicidade

Faça assim:

  1. Abra o TikTok no celular
  2. Acesse seu perfil no menu inferior;
  3. Toque no ícone de coração;
  4. Procure o vídeo excluído e toque sobre ele;
  5. Toque no ícone de “Três pontos” no canto direito;
  6. No menu aberto, selecione “Salvar vídeo”.

Agora você poderá utilizá-lo da forma que for mais conveniente, e até mesmo republicá-lo, caso seja do seu interesse. Porém, vale lembrar que esse procedimento não funciona sempre porque existem outros fatores envolvidos — como a memória cache do app, que pode ter sido renovada e com isso o conteúdo antigo foi removido de vez.

Confira o rascunho

Outra forma de acessar um conteúdo excluído é verificar se você não deixou alguma produção similar salva como rascunho do TikTok.

  1. Acesse seu perfil na parte inferior direita da tela;
  2. Toque em “Rascunhos”;
  3. Procure pelo vídeo.

Como recuperar vídeos excluídos do TikTok?

Como a rede social não possui uma lixeira propriamente dita, e se você não conseguiu recuperar o vídeo usando alguns dos métodos acima, o jeito é utilizar outras alternativas.

Continua após a publicidade
  • Veja se o vídeo está salvo na galeria do celular: em muitos casos, depois de gravar e publicar o conteúdo, ele fica salvo no celular;

  • Confirar backups na nuvem: se você salvou uma cópia do conteúdo em serviços como Google Drive, iCloud e OneDrive, pode ser que ele ainda esteja lá.

Sempre que possível, faça o backup dos seus vídeos em um HD externo ou serviço de armazenamento em nuvem, pois nunca se sabe quando algo de ruim vai acontecer. Os conteúdos podem ser excluídos e você pode se arrepender disso, então possua sempre o backup deles em algum lugar.

Tem como encontrar vídeos marcados como "Não interessado"?

Não, o TikTok não oferece uma forma de conferir quais vídeos marcados você marcou como "Não interessado". Contudo, existem duas coisas que você pode fazer nesse caso:

Continua após a publicidade
  • Se você deu like no vídeo, vá até a o seu perfil e acesse a aba de conteúdos curtidos — o vídeo estará lá;
  • Vá até o perfil que postou o vídeo para encontrar a publicação.

Podem não ser as melhores opções, mas, em último caso, é um jeito de resolver o problema. Se você curte redes sociais de vídeos curtos, aproveita para conhecer maneiras de deixar o seu TikTok mais seguro e também conheça as principas redes alternativas à plataforma da ByteDance.