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O que é um dark post no Instagram?

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Ricardo Syozi/Canaltech
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O dark post é um tipo de anúncio patrocinado que não é exibido no feed principal da conta que o veicula. A medida existe nas principais redes sociais do mercado, incluindo Facebook, Instagram e TikTok, e funciona como uma opção para atingir um público específico, sem considerar toda a audiência de uma marca ou influencer.

A prática não é ilegal e, caso seja bem planejada, pode ajudar a aumentar o alcance de um perfil com diferentes variações. Por outro lado, também existem casos de contas que usam os dark posts para ocultar conteúdos polêmicos do feed e evitar repercussões negativas.

Como funciona o dark post?

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Essa publicação pode ser feita a partir do gerenciador de anúncios da Meta: na hora de publicar um conteúdo por lá, o administrador da conta pode optar por usar a publicação somente para um anúncio e não levá-la ao feed. É uma estratégia diferente de selecionar um post já existente e impulsioná-lo, por exemplo.

Existem várias situações de uso: um artista ou grupo musical pode divulgar uma apresentação apenas para pessoas que vivem em determinada área, uma loja pode apresentar um produto a um público específico, e por aí vai. A análise das métricas permite identificar o impacto do anúncio para uma audiência segmentada.

Prós e contras

Uma das principais vantagens do dark post é a segmentação. De acordo com a especialista em redes sociais Fernanda Musardo, direcionar um anúncio para um determinado público pode tornar uma campanha mais assertiva, sem atrapalhar o planejamento de posts orgânicos de uma marca.

“Como será uma mídia (post) utilizada exclusivamente para uma campanha paga, o conteúdo do dark post em si não fica registrado no feed. Isso possibilita criar promoções exclusivas e comunicar com nichos sem que isso impacte nas estratégias e direcionamentos públicos e dos conteúdos orgânicos”, comenta.

O problema ocorre quando influenciadores usam esse recurso para publicar conteúdos tendenciosos ou com poucas informações claras. Existem relatos de perfis que usam os dark posts para promover rifas, casas de apostas ou jogos de azar, mas deixam essas informações fora do feed principal como uma forma de escapar de polêmicas ou críticas. 

“Como o conteúdo não é exibido para todos os públicos, o usuário pode desconfiar de alguma informação ou promoção”, explica Fernanda Musardo. 

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“Pense que a pessoa vê uma promoção específica, resolve pesquisar um pouco mais da marca, e ao entrar nas contas percebe que o conteúdo não existe e não há referência sobre o assunto. Isso pode gerar uma certa dúvida com a promoção e ainda comprometer a credibilidade da marca, dependendo do viés da comunicação do post”, completa.

Caso você trabalhe com o Instagram, pode conferir algumas dicas para crescer na rede social.