Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

O que é o Google Files?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 19 de Março de 2023 às 13h00

Link copiado!

André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O Google Files é o gerenciador de arquivos da empresa para o Android. A ferramenta é uma grande aliada para localizar documentos de mídia salvos e liberar espaço de armazenamento no aparelho.

O aplicativo foi originalmente lançado sob o nome de Files Go em 2017 para suprir uma grande lacuna do Android: não havia um explorador de arquivos do próprio Google com interface simplificada e era necessário recorrer a apps de terceiros para essa função. Em 2018, a ferramenta mudou de nome para Files do Google e em 2021 ela ultrapassou a marca de 1 bilhão de downloads na Play Store.

Quais as principais funções do Google Files?

Continua após a publicidade

O aplicativo possui três abas principais: Liberar Espaço, Procurar e Compartilhar. Resumidamente, o Files identifica e cataloga todos os arquivos salvos na memória do Android, com opções para deletar conteúdos indesejados e compartilhar documentos rapidamente com outros aparelhos.

Na aba “Procurar”, é possível encontrar os arquivos separados por formatos de mídia, como fotos, vídeos, áudios e apps. Além de encontrar a lista completa de itens, o app informa a quantidade de espaço ocupado e permite filtrar pelas opções mais pesadas.

Sabe aquele arquivo que você não encontra de jeito nenhum? Com o Files, fica mais fácil pesquisar. Tudo é dividido entre pastas, com opções para renomear, deletar e enviar para backup no Drive.

Continua após a publicidade

Como o nome já sugere, a função Liberar Espaço oferece dicas e sugestões para limpar a memória do aparelho. Algumas recomendações podem incluir materiais duplicados, apps pouco usados, conteúdos muito grandes ou imagens e vídeos salvos no backup do Google Fotos.

A aba Compartilhar inclui a função para enviar e receber arquivos por proximidade. Para isso, ambos os aparelhos Android precisam estar atualizados com a versão mais recente. O Files ainda possui um recurso para armazenar documentos em pasta segura e uma lixeira própria.

Onde fica o Google Files?

Apesar de ser desenvolvido pelo Google, o Files ainda não é disponibilizado como um aplicativo nativo do Android, ou seja, não vem pré-instalado nas configurações de fábrica no dispositivo. Para usá-lo, é necessário fazer o download pela Play Store (Android) e liberar o acesso do app aos seus arquivos.