Publicidade

O que é e como funciona o Waze

Por| Editado por Bruno Salutes | 19 de Outubro de 2022 às 20h00

Link copiado!

Unsplash/Brett Jordan
Unsplash/Brett Jordan
Tudo sobre Waze

Saiba o que é e como funciona o Waze, aplicativo de navegação para aparelhos móveis. Com ênfase em gamificação e interação social, o aplicativo é um dos principais nomes do setor e tem muitas opções de customização para as viagens dos usuários.

Confira abaixo mais informações sobre o aplicativo, disponível para Android e iOS, que facilita o dia a dia de muitas pessoas no trânsito ou durante viagens.

O que é o Waze?

Continua após a publicidade

O Waze foi fundado pela startupWaze Mobile em 2008 e sua principal função é mostrar o melhor caminho entre o ponto de partida até o destino, através do uso do GPS do celular e com grande ajuda da comunidade, indicado para todo tipo de motorista.

Mesmo sem um destino definido, o uso do Waze no trânsito é indicado, pois, por meio informações cedidas pela comunidade, é possível saber das condições do trânsito e possíveis problemas que pode enfrentar. Assim, você escolhe rotas diferentes e evita congestionamentos, acidentes, etc.

Por mais que seja uma ferramenta ótima, o Waze foi criado para uso particular, não oferecendo informações sobre transporte público, por exemplo.

Criação de perfil e Impacto

Continua após a publicidade

Ao criar uma conta, você pode adicionar alguns locais, como trabalho e casa, para facilitar o trajeto. A conta inicia com o nível "Waze Bebê", após isso é possível subir de nível ganhando pontos por fazer comentários.

O aspecto de gamificação da plataforma fica por conta do sistema "Impacto", onde é possível desbloquear Distintivos, para que a comunidade veja que você é uma boa fonte de informação sobre o trânsito.

Como funciona o Waze?

Continua após a publicidade

O Waze funciona conectado à internet, analisando os dados do usuário e oferecendo o melhor trajeto diariamente com base na informação cedida. Mesmo que o usuário não indique um destino, é possível contribuir passivamente com o aplicativo, apenas o deixando aberto.

Isso acontece porque o aplicativo consegue analisar o tempo que o usuário leva em determinados locais e, então, apresenta melhores opções de caminho.

Outro aspecto importante para o funcionamento do Waze são os alertas da comunidade para atualizar trajetos em tempo real. Alguns deles disponíveis são:

  • Acidentes;
  • Blitz policiais;
  • Condições climáticas;
  • Condições de trânsito;
  • Obras;
  • Radares de velocidade.
Continua após a publicidade

Pronto! Agora você conhece o que é e como funciona o Waze!