O que é Alipay? | Guia prático
Por André Lourenti Magalhães • Editado por Douglas Ciriaco |
Alipay é uma empresa chinesa prestadora de serviços para pagamentos digitais. Fundada em 2004 pelo Alibaba Group, a plataforma gerencia transações online em diversas plataformas chinesas, com formato similar ao do PayPal.
Em 2020, a fintech revelou que a base de usuários ultrapassou 1,2 bi de pessoas. A presença não é limitada à China: o Alipay já firmou parcerias com bancos e instituições varejistas em América do Sul, Ásia, Europa e Oceania. No Brasil, teve uma breve passagem como carteira de pagamentos no AliExpress.
Alipay no Brasil
Em julho de 2021, o Alipay foi introduzido no Brasil como uma carteira digital para transações no AliExpress. Com esse recurso, clientes podiam armazenar saldo na conta, coletar bônus e usá-lo como forma de pagamento para as compras feitas no marketplace. Além disso, todos os reembolsos eram direcionados para o saldo dessa carteira.
Essa experiência durou pouco tempo: em agosto de 2022, o próprio AliExpress emitiu um comunicado para informar que o serviço do Alipay seria desativado até 30 de setembro do mesmo ano. Quem tivesse saldo presente na plataforma precisaria retirá-lo para uma conta bancária antes do encerramento.
O AliExpress ainda possui uma seção para cadastrar cartões e acumular cashback no aplicativo, mas não é vinculado ao Alipay. Você pode ativar o serviço na tela “Minha conta”, a partir da aba “Pagamento”.
Na Google Play Store, ainda existe um aplicativo próprio do Alipay, porém o título e as telas principais estão na língua chinesa. É possível fazer o download, mas a plataforma não permite avançar nas telas de cadastro com um número de telefone brasileiro.
Como o Alipay funciona
Nos países compatíveis, o Alipay pode operar como uma carteira digital ou gerenciadora de pagamentos. Lojas e outros serviços online oferecem um botão para pagar com a plataforma. Nesse caminho, o usuário pode escolher entre usar o saldo ou usar um dos cartões de crédito cadastrado.
O aplicativo para celulares segue o conceito dos super apps chineses. Na mesma ferramenta, é possível adicionar saldo, pagar contas, dividir valores com amigos, pedir comida e até solicitar transportes.