Publicidade

O que acontece quando silencio alguém no WhatsApp?

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Janeiro de 2022 às 10h00

Link copiado!

Rubens Eishima/Canaltech
Rubens Eishima/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

Há anos, o WhatsApp permite silenciar contatos específicos ou grupos inteiros, mas foi só em 2020 que se tornou possível emudecer as notificações para sempre. O recurso é uma das partes mais importantes do mensageiro e, no ano passado, ele se encaixou perfeitamente com o novo arquivamento de mensagens do app.

O que acontece quando silencio alguém no WhatsApp?

Ao silenciar contatos ou grupos, as conversas não são movidas para nenhuma outra área do aplicativo — isso acontece somente quando elas são arquivadas. O papo silenciado continuará na tela principal do programa e, se novas mensagens forem recebidas, ele voltará ao topo, mas sem fazer o celular apitar.

Continua após a publicidade

Atualmente, dá para silenciar chats por oito horas, uma semana ou para sempre e, no celular, ainda dá para decidir se as mensagens recebidas serão exibidas nas notificações ou não. Em todo o caso, o smartphone não vai mais tocar ou vibrar, independente do perfil de som escolhido.

Se o silêncio de um perfil ou grupo não for mais necessário, a reativação das notificações é feita seguindo os mesmos passos: segure o chat desejado, toque no ícone em formato de alto-falante na parte superior e desabilite o recurso.

Quando silenciar alguém?

Continua após a publicidade

Sabe aquele grupo que você nem participa tanto e que vive movimentado, ou aquele contato enjoado que manda repetidas mensagens durante a aula, o trabalho ou enquanto você dirige? Nem sempre é possível tomar medidas mais drásticas (como bloquear ou sair da conversa) sem gerar desconforto desnecessário, daí, entra a opção de silenciar.

Ao fazer isso, nem o grupo nem a pessoa saberão que você as silenciou, então a amizade poderá ser mantida sem turbulências ou discussões desnecessárias.
Vale ressaltar que mesmo silenciadas as pessoas podem conferir sua atividade no app — ou seja, o indicador de “Online” e o “Última vez visto” (se estiver habilitado). Então, as restrições da ferramenta não são nada próximas do que o bloquear proporciona.

Quando silenciar não é o bastante

Continua após a publicidade

Ao silenciar alguém, a conversa ainda aparece na tela inicial do aplicativo. Se isso incomodar, é bom pensar em alternativa, como o arquivamento de conversas. Ao ativá-la, a opção não só desativa as notificações do grupo ou do contato em questão, como também os coloca numa área separada, na seção “Conversas arquivadas”.

Contudo, se isso não resolver, vale considerar o bloqueio do contato ou a saída do grupo. Ao fazer isso, porém, o outro lado da conversa vai logo notar a movimentação: ao bloquear alguém, o dono daquele perfil não pode mais ver sua atividade no aplicativo, recado, status, foto de perfil e nem poderá enviar mensagens para você no app; sair do grupo, da mesma forma, faz você parar de receber mensagens até ser adicionado de novo.