Número de ouvintes de podcasts cresceu 24% em 2021, revela Deezer

Número de ouvintes de podcasts cresceu 24% em 2021, revela Deezer

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 01 de Outubro de 2021 às 10h08
Tobias Heine/Pixabay

Em celebração do Dia Internacional do Podcast celebrado na quinta-feira (30), a Deezer compartilhou um relatório com a evolução do formato na plataforma. Em 2021, o número de ouvintes de podcast cresceu 24% ao longo de 2021, enquanto o número de transmissões desses shows registrou 32% de aumento.

O momento que o público do país mais gosta de acompanhar os episódios é às 8h da manhã, e as cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife são as que mais acumulam usuários fãs de podcast.

O brasileiro usuário de Deezer tem o hábito de ouvir podcast pela manhã, e prefere aqueles que falam sobre a sociedade (Imagem: Reprodução/Deezer)

Quanto aos gêneros mais adorados pela audiência local, as discussões sobre a sociedade estão em primeiro lugar. Em seguida, comédia, espiritualidade e religião, educação e estilo de vida complementam o pódio, comprovando que há uma enorme variedade de assuntos populares no segmento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

A Deezer também revelou qual o podcast mais ouvido, mas não entregou métricas precisas. Quem assume o top 5 do ano para o público brasileiro são os podcasts Nerdcast, Podpah, O Assunto, Flow e A República das Milícias, enquanto os shows originais preferidos são Céu da semana, Amigos do fim, Quem quer ser um alienado, Só acho engraçado que e Bom dia, Cid Moreira.

Não cresce só na Deezer

O crescimento de podcasts é uma tendência cada vez mais evidente, e o formato também criou ramificações, como as salas de áudio do estilo Clubhouse, com conversas ao vivo sobre tópicos específicos, hoje disponível em várias redes sociais e plataformas de comunicação, como Twitter e Discord.

No Brasil, o formato conquistou o gosto do povo. Segundo uma pesquisa feita pelo Twitter em agosto, 73% do público admite consumir podcasts regularmente, o que também alavancou o interesse pela indústria musical.

Nessa pesquisa, a lista de temas favoritos foi liderada pelo gênero de entretenimento, presente na rotina de 63% das pessoas. Cultura e “negócios, economia e política” chegam logo em seguida. Então, os dados levantados pela Deezer não devem ser tão diferentes do público geral.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.