Publicidade

Número de ouvintes de podcasts cresceu 24% em 2021, revela Deezer

Por  • Editado por Douglas Ciriaco |  • 

Compartilhe:
Tobias Heine/Pixabay
Tobias Heine/Pixabay
Tudo sobre Deezer

Em celebração do Dia Internacional do Podcast celebrado na quinta-feira (30), a Deezer compartilhou um relatório com a evolução do formato na plataforma. Em 2021, o número de ouvintes de podcast cresceu 24% ao longo de 2021, enquanto o número de transmissões desses shows registrou 32% de aumento.

O momento que o público do país mais gosta de acompanhar os episódios é às 8h da manhã, e as cidades São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Curitiba e Recife são as que mais acumulam usuários fãs de podcast.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Quanto aos gêneros mais adorados pela audiência local, as discussões sobre a sociedade estão em primeiro lugar. Em seguida, comédia, espiritualidade e religião, educação e estilo de vida complementam o pódio, comprovando que há uma enorme variedade de assuntos populares no segmento.

A Deezer também revelou qual o podcast mais ouvido, mas não entregou métricas precisas. Quem assume o top 5 do ano para o público brasileiro são os podcasts Nerdcast, Podpah, O Assunto, Flow e A República das Milícias, enquanto os shows originais preferidos são Céu da semana, Amigos do fim, Quem quer ser um alienado, Só acho engraçado que e Bom dia, Cid Moreira.

Não cresce só na Deezer

O crescimento de podcasts é uma tendência cada vez mais evidente, e o formato também criou ramificações, como as salas de áudio do estilo Clubhouse, com conversas ao vivo sobre tópicos específicos, hoje disponível em várias redes sociais e plataformas de comunicação, como Twitter e Discord.

No Brasil, o formato conquistou o gosto do povo. Segundo uma pesquisa feita pelo Twitter em agosto, 73% do público admite consumir podcasts regularmente, o que também alavancou o interesse pela indústria musical.

Nessa pesquisa, a lista de temas favoritos foi liderada pelo gênero de entretenimento, presente na rotina de 63% das pessoas. Cultura e “negócios, economia e política” chegam logo em seguida. Então, os dados levantados pela Deezer não devem ser tão diferentes do público geral.