Publicidade

Novo 'modo PC' do Android aparece em vídeo vazado; saiba o que esperar

Por  | 

Compartilhe:
André Magalhães/Canaltech
André Magalhães/Canaltech

O visual do “Android para computadores” foi vazado acidentalmente pelo próprio Google. Um vídeo de bug na plataforma de erros do Chromium mostrou o sistema operacional Aluminum OS em ação e deu uma prévia de como a interface pode funcionar.

O relatório do bug traz a gravação de tela de um Chromebook HP Elite Dragonfly 13.5 rodando o processador Intel Core de 12ª geração, de acordo com o site 9to5Google. O sistema operacional ALOS (codinome da versão para desktop) roda com base no Android 16.

O que muda no Aluminum OS

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O Aluminum OS é relatado como a junção entre Chrome OS e Android, atuando como um substituto do sistema dos Chromebooks e uma integração maior entre os dispositivos do sistema feito pelo Google. 

As imagens vazadas mostram uma interface muito similar à visualização do Robozinho para tablets ou no modo desktop que já existe nos celulares. Há uma barra de ferramentas na parte inferior da tela com os apps abertos e outras opções fixadas, enquanto há uma barra de status na parte superior com informações essenciais, como relógio, idioma e outras notificações.

De acordo com o 9to5Google, a barra de status é um pouco maior do que a versão para tablets, provavelmente como uma alternativa para monitores e telas maiores, e o cursor do mouse está diferente.

GALERIA: capturas de tela do Android para computadores

Quando chega?

Ainda não há previsão de lançamento do sistema, mas o Google já testa a versão para PCs. A intenção é aumentar o ecossistema Android — existem rumores de que a empresa desenvolve o Android para processadores ARM voltados para notebooks.

Vale reforçar que o termo Aluminum OS é um codinome usado para desenvolvimento interno. A empresa poderia lançar o produto com um novo nome relacionado ao Android, por exemplo.

Continua após a publicidade

Por outro lado, o Google ainda não revelou o que vai acontecer oficialmente com o Chrome OS.

Leia também:

VÍDEO: O fim do ChromeOS como conhecemos e a ascensão do Aluminium

Continua após a publicidade

Fonte: 9to5Google