Novo app do Proton Mail é mais rápido e leva modo offline ao Android e iOS
Por Bruno De Blasi |

A Proton liberou novas versões do aplicativo do Proton Mail para Android e iOS nesta quinta-feira (25). Com visual remodelado, a atualização deixa a plataforma mais rápida e leva o modo offline ao cliente de e-mail privado.
- Proton lança rival do ChatGPT que não pede nenhum dado em troca
- Novo autenticador de senhas da Proton funciona sem internet; confira
Em nota ao Canaltech, a empresa suíça informa que fez ajustes para melhorar a performance do app. “Ações rotineiras, como rolar a caixa de entrada, arquivar tópicos ou responder em qualquer lugar, parecem instantâneas e agora são duas vezes mais rápidas”, diz.
Também há novidades no design. Para o novo visual, a Proton apostou em uma navegação simples e acesso rápido a recursos do dia a dia, como o botão para escrever um novo e-mail. No canto superior direito, a plataforma também ganhou um atalho para alternar contas, caso tenha mais de uma configurada no celular.
“Esta atualização finalmente harmoniza os recursos entre iOS e Android. Ambos os aplicativos agora compartilham os mesmos recursos, o que significa que, independentemente do dispositivo, o usuário terá uma experiência consistente com o Proton Mail”, conta a companhia.
Modo offline
Outro grande avanço se concentra no modo offline. Agora, o aplicativo funciona mesmo quando não há conexão com a Internet durante um voo ou se estiver em um local sem sinal, por exemplo.
Com a atualização, os usuários conseguem não apenas visualizar as mensagens baixadas como podem organizar a caixa de entrada e escrever novos e-mails estando offline. Depois, todas as informações serão sincronizadas automaticamente assim que o celular acessar a web novamente.
As novidades já começaram a ser liberadas gradualmente para os usuários. No iPhone, basta atualizar o app manualmente na App Store. No Android, por sua vez, o update será instalado automaticamente.
Atualizações mais rápidas
Futuros ajustes também chegarão mais rápido às plataformas do servidor de e-mail privado.
A Proton explica que os programas para Android e iOS foram rescritos e agora compartilham cerca de 80% do código, o que facilita e agiliza o desenvolvimento de novos recursos e melhorias. Ao mesmo tempo, os apps são nativos para seus respectivos sistemas, o que garante bom desempenho no dia a dia.
“Esta reconstrução também estabelece as bases para alguns dos recursos mais solicitados, e a nova arquitetura também formará a base de todos os novos aplicativos do Proton Calendar que também estão a caminho, e também permitirá lançamentos de recursos de calendário muito mais rápidos”, informa a empresa.
Confira outras matérias do Canaltech:
- Proton compra rival do Google Keep com foco em criptografia
- Rival do Gmail, Proton lança app de e-mail para computador
- 5 truques para deixar o Gmail mais seguro mesmo se não foi alvo de ataque hacker
VÍDEO: Cuidado com seu e-mail, vagas de emprego falsas roubam seus dados pessoais para recuperar sua senha