Novidade do Google Assistente facilita a automatização do seu dia a dia

Novidade do Google Assistente facilita a automatização do seu dia a dia

Por Igor Almenara | Editado por Douglas Ciriaco | 31 de Agosto de 2021 às 09h21
Bence Boros/Unsplash

O Google Assistente, assim como outros assistentes virtuais, é uma ferramenta valiosa para concluir tarefas banais do dia a dia e até uns extras, como lembrar você de um compromisso ou marcar alarmes rápidos só com a voz. Em uma adição recente, o auxiliar se tornou ainda mais eficiente para complementar longas horas de tarefas, agora com a capacidade de estabelecer rotinas que duram um dia inteiro.

Basicamente, a ferramenta permite adicionar várias atividades e segmentá-las por qualquer horário do dia. Anteriormente, cada rotina podia conter uma série de ações para acionamento instantâneo, mas somente para um único instante do dia.

Uma única rotina pode durar um dia inteiro, com diferentes ações para vários horários (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

A adição permite inserir conjuntos complexos de atividades ao longo de um mesmo dia, por exemplo: de manhã, você acorda com um alarme, confere seus lembretes e ajusta as lâmpadas inteligentes; meia hora depois, a cafeteira inteligente começa a preparar o café; no final da manhã, precisa se alongar; no fim da tarde, então, finaliza o dia mudando o tom das lâmpadas e com uma música de fundo.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

As rotinas receberam também um interruptor para ativar/desativar e cada ação toma forma de um cartão, que pode ser arrastado para outros momentos. Ao que parece, não há limite para o número de ações nem de horários para uma mesma rotina.

Cada ação toma forma de um cartão arrastável que pode ser ajustado individualmente (Captura: Igor Almenara/Canaltech)

Nem sempre uma rotina é coisa rápida e, às vezes, dura o dia inteiro — pense num dia de trabalho, por exemplo. Sendo assim, é interessante que o assistente virtual saiba que uma atividade está acontecendo diariamente e por várias horas, com diferentes demandas para cada uma.

Os usuários do Google Assistente recebem a novidade gradativamente desde a última sexta-feira (27), então boa parte já deve ter a adição incluída no aplicativo a essa altura. Uma das formas de encontrar o recurso é a partir do aplicativo Google Home, dentro da seção "Rotinas". Se ele ainda ainda não apareceu para você, vale conferir na Play Store e na App Store por atualizações.

Fonte: 9to5Google

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.