Nova IA chinesa Kimi K2 Thinking supera o ChatGPT e é grátis; veja como usar
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

A startup chinesa Moonshot apresentou um novo modelo de inteligência artificial que promete superar o desempenho do ChatGPT. Chamado Kimi K2 Thinking, a IA tem como base o Kimi 2, revelado em julho pela companhia, e é gratuito.
- Direto da China: 5 rivais do ChatGPT que você precisa conhecer
- Novos datacenters serão abertos na China para impulsionar IA no país
A Moonshot conta com o apoio do grupo Alibaba para desenvolver seus sistemas, e sua nova IA se destaca pela capacidade de raciocínio adaptativo, pesquisa em tempo real na web e escrita criativa.
O lançamento já está disponível no assistente Kimi. Para usar o modelo Thinking, no entanto, é preciso fazer login com uma conta do Google ou se cadastrar com o número de celular.
A seguir, confira:
- Capacidade de escrita e respostas empáticas
- Desempenho superior ao ChatGPT
- Bom desempenho no “vestibular das IAs”
- Uso da Internet para pesquisas
- Como usar o Kimi K2 Thinking
Capacidade de escrita e respostas empáticas
O anúncio do K2 Thinking ressalta que o modelo tem o desempenho em tarefas de escrita como um de seus principais diferenciais. Com a criação de histórias e roteiros que soam mais “humanos”, a IA promete abordar os assuntos com fluência natural e variação de tons de voz.
“Em textos acadêmicos, de pesquisa e analíticos de formato longo, destaca-se na produção de conteúdo rigoroso, logicamente coerente e substancialmente rico, tornando-o particularmente eficaz em contextos acadêmicos e profissionais”, afirma a empresa chinesa.
Outro ponto de destaque são as respostas empáticas fornecidas pelo modelo, que buscam auxiliar os usuários a lidar com decisões complexas.
Desempenho superior ao ChatGPT
O K2 Thinking também se mostrou bastante eficiente em relação a concorrentes nos benchmarks — testes de desempenho padronizados. A IA chinesa teve desempenho superior ao GPT-5 em quatro de seis avaliações realizadas, com destaque para testes de raciocínio e pesquisa.
Bom desempenho no “vestibular das IAs”
O modelo da Moonshot teve bom desempenho no Humanity’s Last Exam (HLE), um teste de múltipla escolha conhecido como o “vestibular das IAs”. Ele reúne questões de nível especialista que avaliam habilidades de raciocínio e resolução de problemas. O K2 Thinking alcançou uma pontuação de 44,9%, contra 41,7% do GPT-5.
Uso da Internet para pesquisas
A IA chinesa também se destacou no BrowseComp, um benchmark que avalia a capacidade de usar a internet para realizar pesquisas em tempo real. O K2 Thinking obteve pontuação de 60,2%, frente a 54,9% do GPT-5.
O bom desempenho do modelo se deve ao fato de que o K2 Thinking é capaz de executar entre 200 e 300 ações sequenciais, ajustando seu raciocínio ao longo do processo.
Pensar, pesquisar, usar o navegador e programar estão entre as etapas realizadas antes de oferecer uma resposta ao usuário.
Como usar o Kimi K2 Thinking
Para usar o Kimi K2 Thinking, faça o seguinte:
- Acesse o Kimi pelo navegador (kimi.com);
- Faça login;
- Aceite o teste do Kimi K2 Thinking;
- Abra o menu de ferramentas;
- Ative o modo "Thinking";
- Envie seus comandos.
Leia mais:
- Como funciona o Doubao, um dos apps de IA mais populares da China?
- Como usar a DeepSeek, IA chinesa rival do ChatGPT
- China teria alterado rostos com IA em filme de terror — e casal gay virou hétero
VÍDEO | Por que tudo agora tem Inteligência Artificial gratuita?