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NotebookLM agora transforma dados em tabelas prontas para o Google Planilhas

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Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

O Google anunciou uma nova funcionalidade para o NotebookLM, sua ferramenta de inteligência artificial voltada a estudos. Chamada “Tabela de dados”, a novidade reúne informações de diferentes fontes em tabelas estruturadas, que podem ser exportadas para o Google Planilhas. No primeiro momento, o recurso estará disponível apenas para usuários dos planos Pro e Ultra, mas deve ser expandido para todos nas próximas semanas.

Com essa ferramenta, é possível converter transcrições de reuniões em tabelas de tarefas com responsáveis e níveis de prioridade, criar comparativos entre concorrentes com preços, posicionamento e estratégias.

Para estudantes e pesquisadores, o recurso ajuda a organizar informações de vários artigos em uma única tabela, contendo ano do estudo, tamanho da amostra e principais resultados.

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No uso cotidiano, a criação de tabelas também auxilia na preparação para provas, com cronologias de eventos históricos, datas e consequências, ou no planejamento de viagens, ao comparar destinos, melhores épocas para visitar e custos estimados.

Como criar uma tabela de dados no NotebookLM?

O processo para gerar uma tabela a partir das suas fontes é simples:

  1. Abra o NotebookLM;
  2. Adicione referências e fontes;
  3. Toque em “Tabela de dados”;
  4. Selecione o idioma e as informações que deseja extrair para a tabela;
  5. Aguarde o NotebookLM gerar a tabela e exporte para o Google Planilhas, se desejar.

Quais são os outros formatos disponíveis no NotebookLM?

Além das tabelas, o NotebookLM traz outros formatos para organizar e resumir conteúdos:

  • Resumos em áudio: converte textos em narrações no estilo podcast;
  • Resumos em vídeo: cria sínteses visuais com narração, gráficos, imagens e legendas, transformando textos longos
  • em vídeos curtos e didáticos;
  • Mapa mental: identifica os principais conceitos e mostra como eles se conectam em um diagrama visual;
  • Relatórios: consolida informações de múltiplas fontes em um texto coeso, como relatórios, briefings ou resumos,
  • usando apenas os materiais enviados pelo usuário;
  • Cartões didáticos: gera automaticamente perguntas e respostas para facilitar a revisão e a memorização;
  • Teste: elabora quizzes de múltipla escolha com base no conteúdo adicionado.

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