Publicidade

NFC | Alcance de pagamento por proximidade vai ficar 6 vezes maior

Por  • Editado por Douglas Ciriaco | 

Compartilhe:
Jonas Leupe
Jonas Leupe

O NFC ("Near Field Communication" ou "Comunicação por Campo de Proximidade", em livre tradução) permite que clientes aproximem cartões e uma série de aparelhos compatíveis para efetuar um pagamento. Apesar da facilidade, no entanto, nem todo NFC funciona apenas por proximidade, por vezes exigindo que o dispositivo seja encostado na máquina de cobrança para validar uma compra. De acordo com o NFC Forum, grupo de empresas por trás da padronização da tecnologia, o modelo de pagamentos vai ganhar melhorias significativas até 2028, e a principal delas justamente promete aumentar o alcance da tecnologia em até seis vezes.

O NFC Forum revelou que trabalha em parceria com Apple, Google e outras companhias para aplicar as mudanças. Segundo a entidade, um alcance maior da tecnologia permitiria transações mais rápidas e práticas. O consórcio pretende que o NFC funcione com até três centímetros de distância, ou seja, seis vez mais afastado em relação ao padrão atual, de cinco milímetros entre o dispositivo e a máquina para que o procedimento funcione.

Outras melhorias

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Além da aproximação, o pacote de melhorias também resolveria com "facilidade" problemas de alinhamento entre cartões, celulares e carteiras digitais, entre outros, e máquinas compatíveis com NFC — reduzindo a precisão entre os dispositivos para que uma compra seja realizada com sucesso, de acordo com o consórcio.

O grupo de empresas também deseja expandir o carregamento sem fio por NFC de um para três watts. Se esse resultado for alcançado, será possível aplicar uma série de melhorias na tecnologia. Por exemplo, as empresas poderiam fabricar dispositivos menores alimentados quase exclusivamente pelos pagamentos à distância, ou até mesmo embutiriam o uso de digitais como uma espécie de "sensor" para efetuar transações. Também daria para converter os próprios smartphones em máquinas de NFC para receber pagamentos e criar uma infinidade de aplicativos explorando a nova possibilidade.

Como mencionado, o pacote de atualizações deve ser aplicado até 2028, então pode ser que leve um tempo até que tudo esteja funcionando plenamente. Por ora, você pode conferir outras questões envolvendo o NFC, como seis celulares com pagamento por aproximação custando até R$ 1.500 ou como ativar a tecnologia no iPhone.