Navegador Opera agora permite endereços da web apenas com emojis
Por Alveni Lisboa • Editado por Douglas Ciriaco |
A Opera anunciou que seus navegadores passarão a permitir a digitação de endereços da web criados com sequências de emojis. A partir desta segunda-feira (14), os programas da companhia passarão a ter suporte a sites com URLs escritas com as carinhas, em vez dos tradicionais "www.algumacoisa.com", por exemplo.
- Opera lança navegador dedicado a criptomoedas, NFTs e Web3
- Opera anuncia concorrente a Roblox que paga criadores
Essa integração é parte de uma parceria entre a Opera e a Yat, uma empresa que comercializa endereços de sites com sequências de emojis. A ideia é oferecer um novo nível de criatividade para a internet, afinal já são quase 30 anos de endereços tradicionais da World Wide Web.
Páginas do Yat são domínios exclusivos gerados somente quando alguém compra uma sequência de emojis única. Dessa forma, para entrar em um site criado na plataforma é preciso usar combinações de emojis como 🖐️+ 😴+😘.
O proprietário de um Yat pode criar uma NFT de sua string emoji — que confere a propriedade exclusiva — e deve entregar uma solução para possibilitar o recebimento de pagamentos eletrônicos. Segundo a empresa, músicos são a principal categoria a abraçar a proposta do Yats.
Sites em Yat
Os preços para compra dos domínios variam conforme a combinação usada e a popularidade dos emojis — os mais populares já foram comprados. Em algumas simulações feitas de forma experimental pelo Canaltech, os valores variaram bastante desde US$ 130 até US$ 380. Os preços são referentes à compra definitiva do domínio, portanto, uma vez adquirido, não é preciso renovar anualmente, como ocorre com as URLs tradicionais.
O cofundador do Yat, Naveen Jain, disse que os domínios revolucionários permitem a personalização da identidade na Internet, o que deve oferecer aos criadores de conteúdo mais possibilidades de uso. O Yat foi lançado em 1º de fevereiro, portanto ainda é cedo para dizer se a moda vai pegar.
Com a integração do Opera, o usuário não precisará mais digitar o sufixo y.at e entrará nos sites cadastrados apenas com as carinhas. É um passo tímido ainda, já que a Opera domina uma fatia pequena do mercado, mas abre as portas para uma novidade bem-vinda em um ambiente tão limitado.
Fonte: Opera