'Não aposentem o GPT-4o': usuários reclamam de fim do modelo antigo no ChatGPT
Por João Melo • Editado por Bruno De Blasi |

Os usuários do ChatGPT parecem não ter gostado da informação de que o GPT-4o será descontinuado em breve. As reações surgiram após a OpenAI anunciar que o modelo, tido como o “queridinho”, será desativado no dia 13 de fevereiro junto com outras opções do catálogo da ferramenta.
- Tudo sobre o ChatGPT: conheça os modelos e recursos da IA da OpenAI
- 7 truques para transformar o ChatGPT em assistente de estudos para 2026
Após a publicação do comunicado oficial da companhia comandada por Sam Altman, foram registradas diversas postagens e comentários no Reddit com reclamações sobre o fim do modelo do chatbot de inteligência artificial (IA).
Em uma postagem feita no subreddit r/OpenAI, com o título “Por favor, não aposentem o GPT-4o — ele é importante para pessoas reais”, um usuário identificado como Legitimate_Rest8564 afirma que se trata do único modelo que transmite uma sensação de “presença emocional”.
Ele destaca que, mesmo que o GPT-5.2 seja tecnicamente mais avançado, ele seria “frio”. Já o 4o, segundo o relato, seria o único capaz de entender seu tom de voz e o contexto do trabalho criativo.
Xingamentos, envio de e-mail e protesto
Publicações no r/ChatGPTcomplaints apresentam reações mais enérgicas. Uma delas contém xingamentos direcionados a “todos aqueles que mataram o 4o”, incluindo Sam Altman. Outro usuário afirma ter enviado um e-mail à OpenAI pedindo a reconsideração do encerramento do modelo previsto para 13 de fevereiro.
Um usuário identificado como trychillyanko chegou a convocar um protesto para “salvar” o GPT-4o. Ele listou diversos pontos para justificar a continuidade do modelo e detalhou como a manifestação deveria ocorrer nos dias 12 e 13 de fevereiro, incluindo:
- Publicação de capturas de tela e relatos sobre o modelo nas redes sociais;
- Uso da hashtag “Keep4o” nas publicações;
- Interação com posts relacionados ao protesto;
- Marcação “respeitosa” da OpenAI e de Sam Altman nas postagens.
Contribuição para melhorias em outros modelos
O GPT-4o chegou a ser descontinuado em 2025 com o lançamento do GPT-5 mas, posteriormente, foi reinserido no catálogo de modelos do chatbot. Agora, a decisão parece definitiva.
A OpenAI afirmou que o modelo influenciou melhorias no GPT-5.1 e no GPT-5.2, especialmente em áreas como personalidade, suporte a ideias criativas e mais opções de personalização na forma como a ferramenta de IA responde. A empresa também citou uma queda no número de usuários que ainda utilizam o GPT-4o.
“Estamos anunciando hoje a descontinuação do GPT-4o porque essas melhorias já foram implementadas e porque a grande maioria dos usuários migrou para o GPT-5.2, com apenas 0,1% dos usuários ainda optando pelo GPT-4o diariamente”, destacou a companhia.
Leia também:
- ChatGPT lança assistente médico capaz de analisar seus dados de saúde
- Como funciona o Prism? Nova ferramenta da OpenAI ajuda em pesquisas científicas
-
8 aplicativos para você testar no ChatGPT
VÍDEO: qual serviço de IA escolher?