Na reta final para o ENEM 2018? Veja 7 apps que podem ajudar nos estudos

Por Ares Saturno | 22 de Outubro de 2018 às 19h45

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2018 terá sua primeira etapa no dia 4 de novembro, quando serão aplicadas as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias; Ciências Humanas e suas Tecnologias; e Redação. Na segunda etapa, marcada para ocorrer no dia 11 de novembro, serão aplicados os testes de Ciências da Natureza e Matemática.

Entretanto, quem vai prestar o ENEM em 2018 precisa lembrar que o horário de verão começará no dia 4 de novembro, data da primeira etapa do certame. O governo até cogitou mudar a data para o dia 18, o final de semana seguinte às provas do ENEM, mas voltou atrás na última hora.

Além da dica de verificar certinho o horário — já saiba que muitos dispositivos eletrônicos que têm suas configurações de horário automáticas podem ser pouco confiáveis — confira aqui 7 aplicativos e jogos que podem ser de grande ajuda na hora de prestar o ENEM:

Participe do nosso Grupo de Cupons e Descontos no Whatsapp e garanta sempre o menor preço em suas compras de produtos de tecnologia.

Simulado Já ENEM

Teste seus pontos fracos e fortes no Simulado Já ENEM (Imagem: Divulgação / Sand Robot)

Nesta reta final para o Exame, nada melhor que testar se seus conhecimentos estão afiados para o dia da prova. O Simulado Já ENEM oferece, gratuitamente, questões que já caíram em edições anteriores da prova. Separadas por matérias, as questões podem ser respondidas pelo próprio app, que também corrige e dá ao candidato a chance de detectar pontos fortes e fracos. Ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

RevisApp

Estude e revise as principais matérias do ENEM (Imagem: Divulgação / KlawApps)

Procurando um aplicativo que te ajude a criar resumos para revisar os principais assuntos que caem no ENEM? O RevisApp pode ajudar. Totalmente gratuito, ele disponibiliza os principais conteúdos do Ensino Médio que costumam cair no ENEM e nos vestibulares das faculdades do país. Ele funciona mesmo sem conexão com a Internet e pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

XeNUBi

Quem é quem na Tabela Periódica? (Imagem: Divulgação / Convertiva Mobile Ltda)

Quer fixar as propriedades dos elementos químicos e compreender melhor a organização deles dentro da tabela periódica e ainda se divertir no processo? Então baixe o jogo XeNUBi, que testa seus conhecimentos em relação a pontos de fusão e ebulição, eletronegatividade e densidade de elementos, entre outras características da matéria. Desenvolvido por uma parceria entre a Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC) e o Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), XeNUBi pode ser baixado gratuitamente na App Store.

Jogo da Cabanagem

A Revolta da Cabanagem foi um dos grandes conflitos que marcaram o Século XIX no Brasil e você pode aprender tudo sobre o movimento Cabano nesse jogo gratuito, financiado pela Finep. O jogo é dividido em três diferentes etapas: O período pré-revolucionário, de 1821 e 1823; a explosão do conflito armado, em outubro de 1834; e a tomada do poder, em 7 de janeiro de 1835. Ele pode ser acessado na página do Laboratório de Realidade Virtual da Universidade Federal do Pará (UFPA) e é totalmente gratuito.

Formulando

Entenda e memorize as fórmulas de matemática e física (Imagem: Divulgação / Marcelo Terreiro Prado)

Seu maior desafio é se lembrar das fórmulas de matemática e física? Então o Formulando vai te ajudar a memorizar as principais fórmulas que são cobradas no conteúdo do ENEM. O app é uma espécie de quiz educacional onde você deve apontar qual a fórmula correta para cada um dos casos disponibilizados pelo teste. Com design amigável, ele pode ser baixado gratuitamente na Google Play.

GoConqr

Caption

Esse app é descrito como "uma experiência de aprendizagem colaborativa online" e possui inúmeros recursos gratuitos, como mapas mentais, flashcards, quizzes, resumos de disciplinas em slides, além de te conectar com uma comunidade de estudantes, professores e profissionais online. Você pode ingressar em grupos de aprendizagem de diversos tópicos diferentes e ter acesso a materiais didáticos, links e discussões. O melhor de tudo é que o GoConqr é totalmente gratuito e pode ser baixado para dispositivos Android ou para dispositivos iOS.

Redação Nota 1000 ENEM

Esse é um daqueles aplicativos que a gente mal acredita que é gratuito. Disponível apenas para dispositivos Android, o Redação Nota 1000 ENEM oferece correção gratuita para redações em até 24 horas após o envio, sem necessidade de pagar nada por isso. Os corretores do aplicativo seguem as mesmas diretrizes da correção do ENEM e os temas propostos pelo app são uma boa dica de tópicos quentes que de fato podem ser cobrados na prova.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.