Como usar a função Múltiplos Aparelhos do WhatsApp

Como usar a função Múltiplos Aparelhos do WhatsApp

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 15 de Setembro de 2021 às 13h20
Mockup: Graphberry

O WhatsApp (Android | iOS) passou a liberar a função "Múltiplos Aparelhos" para a versão mais atualizada do app. Esse recurso, ainda em fase beta, resolve um problema antigo do app de mensagens: a partir de agora, é possível acessar suas conversas no computador e trocar mensagens sem que o seu celular esteja conectado à internet. Essa funcionalidade já estava presente no rival Telegram, por exemplo.

Como funciona o modo Múltiplos Aparelhos do WhatsApp

A nova função permite cadastrar até quatro aparelhos de uma vez para uso autônomo — antes dessa atualização, era necessário manter o celular conectado à internet para utilizar o WhatsApp Web ou o app para desktop da plataforma. Após conectar um novo aparelho, o WhatsApp carrega um histórico de mensagens mais recente, protegido por criptografia de ponta a ponta. As mensagens são sincronizadas e o seu histórico pode ser recuperado pelo celular.

Entretanto, o seu smartphone ainda é exigido para diversas ações. Além de ser usado para vincular os novos dispositivos, é necessário recorrer ao celular para gerenciar informações do seu perfil, ver a localização em tempo real, entrar em grupos, entre outras opções. Se você deseja acessar a função Múltiplos Aparelhos, precisa ativar a versão beta do recurso em seu celular. Veja o passo a passo a seguir!

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Como usar o modo Múltiplos Aparelhos do WhatsApp

Passo 1: abra o WhatsApp e selecione a aba "Conectar um aparelho". No Android, fica localizada entre as opções do menu de três pontos. No iOS, está localizada na aba "Configurações". Em seguida, um aviso da versão beta é exibido;

Aviso na tela informa a chegada da versão beta da função (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 2: em seguida, toque na opção "Múltiplos aparelhos (Beta)";

Selecione para ativar a função (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 3: na tela seguinte, leia os termos e toque em "Entrar na versão beta";

Avance para conferir a versão beta (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Passo 4: a partir desse momento, sua conta no WhatsApp estará participando da versão beta da função. Selecione "Conectar um aparelho" para conectar o seu perfil ao WhatsApp Web ou WhatsApp para desktop. Para sair da versão beta, basta repetir o processo.

Comece a adicionar aparelhos que não precisam de celular conectados à internet (Imagem: Bruno Salutes/Captura de tela)

Pronto! Dessa forma, você poderá acessar a função Múltiplos Aparelhos e usar o WhatsApp quando seu celular não estiver conectado à internet.

Fonte: WhatsApp (1, 2, 3)

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.