SAIU O RESULTADO DO SORTEIO DO PRÊMIO CANALTECH!CONFERIR
Publicidade

Mozilla Firefox vai ganhar mais de 200 novas extensões no Android

Por| 09 de Novembro de 2023 às 16h34

Link copiado!

Isaac Castillo/Pexels
Isaac Castillo/Pexels
Tudo sobre Mozilla

A Mozilla anunciou que o Firefox ganhará suporte para mais de 200 novas extensões em sua versão de Android no próximo mês, com a chegada do Firefox 120. A novidade é muito bem-vinda e era aguardada pela comunidade, que ainda espera o dia em que o app será compatível com todo o catálogo disponível para a versão de computador do navegador da raposa.

“Tendências atuais indicam que teremos pelo menos mais de 200s novas extensões do Firefox para Android na [loja de extensões do navegador] AMO quando a disponibilidade ampla estrear em dezembro”, informa a organização.

Por que o Firefox no Android tem poucas extensões?

Continua após a publicidade

Se você usa o navegador no PC, deve estranhar o fato de que a versão de Android tem pouquíssimas extensões, e a grande razão disso envolve a (não) otimização dos complementos para edição mobile do app.

O Firefox de Android teve suporte para um número reduzido de add-ons até 2020, quando o app foi renovado e perdeu compatibilidade com todos os complementos. Pouco tempo depois, a Mozilla liberou acesso a poucas aplicações pré-aprovadas, mas prometeu que o programa seria compatível com todas as extensões disponíveis na AMO (sigla para addons.mozilla.org, a loja de complementos).

É com você, desenvolvedor

A compatibilidade ampla começa a valer a partir de dezembro, mas tudo depende dos desenvolvedores. A organização revela que há um “forte interesse dos usuários ávidos por explorar todas as novas maneiras pelas quais eles podem customizar” o navegador, e convida os criadores de add-ons a otimizarem suas criações a fim de que elas se tornem compatíveis também com a versão de Android.

Continua após a publicidade

“A oportunidade de maior descoberta por parte de novos usuários pode ser intrigante para alguns desenvolvedores”, provoca a Mozilla.

Então, quem usa o Firefox no celular e curte modificar o aplicativo usando extensões pode aguardar um mês de dezembro repleto de opções para deixar o navegador cada vez mais com a sua cara.