Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

MobizapSP | São Paulo anuncia app para competir com Uber e 99

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 09 de Março de 2023 às 15h31

Link copiado!

Divulgação/MobizapSP
Divulgação/MobizapSP

Nesta quinta-feira (9), a prefeitura de São Paulo anunciou o lançamento do MobizapSP, um serviço de transporte particular que competirá com Uber e 99. A plataforma será uma alternativa a mais para passageiros e motoristas, tomando cerca de 10% do valor da corrida e deixando o resto para o condutor.

"O MobizapSP entra no cenário para quebrar o monopólio que existe no transporte de apps", disse o vereador Marlon Luz (MDB-SP) no anúncio. O aplicativo tenta proporcionar maior segurança ao motorista ao oferecer repasses mais justos.

As tarifas das corridas são dinâmicas — ou seja, variam conforme a oferta, a demanda e a distância. O padrão é comum aos apps Uber e 99, mas somente 10,95% do preço da corrida é retido para a plataforma, com todo o resto sendo destinado à remuneração do motorista.

Continua após a publicidade

A gestão do aplicativo ficará por conta da Consulix Tecnologia, que venceu a licitação pela oferta da taxa mais baixa de cobrança, e a plataforma será integrada à base da Companhia de Engenharia de Trafego (CET), que monitorará a circulação dos carros do aplicativo.

"Estamos falando de uma taxa justa. Hoje, os motoristas estão acostumados a terem retidos de 40% a 60% do valor da corrida", pontuou o diretor-presidente da Consulix Tecnologia e vice-presidente de Tecnologia e Operações CSX Inovação, Thiago Hidalgo.

Opções de pagamento e botão de pânico

Os passageiros do MobizapSP poderão pagar as corridas com cartões de débito, crédito, créditos pré-pagos, Pix ou em dinheiro. Além disso, assim como no Uber e no 99, existirá um "botão de pânico" para que passageiros ou motoristas reportem situações de perigo. Tocar no botão acionará a central da Polícia Militar de São Paulo, que terá informações sobre o veículo para fazer a abordagem.

Continua após a publicidade

Cadastro liberado

O cadastro de passageiros segue padrões de verificação de identidade parecidos com os da Uber e da 99: devem ser apresentados CPF e foto para criar o perfil. Já é possível se inscrever no app.

Por enquanto, a plataforma pode apenas ser baixada nas lojas Play Store e App Store, mas é impossível utilizá-lo. Para começar a operar, a Consulix Tecnologia esperará a inscrição de 10 a 12 mil motoristas.