Publicidade

Microsoft Teams copia grupos do Facebook para atrair "usuários comuns"

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 07 de Dezembro de 2022 às 17h38

Link copiado!

Microsoft Teams copia grupos do Facebook para atrair "usuários comuns"
Microsoft Teams copia grupos do Facebook para atrair "usuários comuns"
Tudo sobre Microsoft

O Microsoft Teams recebeu um recurso de comunidades inspiradas no Facebook para tentar aproximar as pessoas além do ambiente de trabalho. A funcionalidade nova tem um viés de uso mais pessoal, um tanto quanto diferente da proposta do mensageiro de atender ao mercado corporativo.

A ideia dos hubs da comunidade é reunir usuários com base em assuntos em comum. Dá para criar um grupo para a confraternização do trabalho, falar sobre os episódios novos de uma série ou para debater os jogos da Copa do Mundo.

Além das conversas tradicionais, é possível fazer videochamadas, organizar eventos, deixar recados e compartilhar documentos. O convite de participação deve ser feito por e-mail, com o número de telefone ou a partir de QR Codes escaneáveis com o celular.

Continua após a publicidade

Os administradores poderão estabelecer regras para as comunidades e fazer a moderação efetiva, com a possibilidade de deletar conteúdos impróprios ou até banir pessoas. É claro que tais ferramentas ainda são muito limitadas se comparadas ao Facebook, mas não deixa de ser algo bem interessante para um app de mensagens.

Teams mais social em 2023

Para 2023, a empresa planeja oferecer uma integração com o SignUpGenius. Essa é uma plataforma usada para coordenar campanhas de arrecadação de fundos para causas específicas, como custear o tratamento de algum doente ou ajudar vítimas das chuvas, ou recrutar voluntários para ações.

Continua após a publicidade

As comunidades do Teams só estão acessíveis pelo aplicativo para celular, mas a Microsoft promete levá-las em breve para o desktop. Não é necessário pagar nada, pois será acessível por usuários gratuitos com contas pessoais ou profissionais.

O Microsoft Teams agora é útil para organizar mais do que apenas as reuniões da sua empresa. Embora pareça um recurso estranho e até meio fora do propósito, está dentro do pacote de mudanças proposto pela criadora do Windows de transformar o mensageiro em algo muito maior.

Recentemente, a plataforma começou a implementar um recurso de pagamentos integrado para monetizar reuniões ou vender serviços. Foram adicionados jogos para quem quiser brincar um pouco com os colegas de trabalho.