Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Microsoft Store permite baixar arquivos de instalação via web

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 22 de Abril de 2024 às 09h55

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

Visando uma experiência mais dinâmica para os usuários, a Microsoft anunciou uma nova ferramenta que agiliza download e a instalação de aplicativos diretamente do site da loja digital da empresa ao permitir baixar o arquivo instalável. A novidade foi desenvolvida para evitar que as pessoas desistam do app durante o processo.

Menos cliques

A função “Microsoft Store installers for web” foi anunciada pelo arquiteto de software da MS Rudy Huyn em uma publicação no X (antigo Twitter), que destacou a ideia de diminuir a quantidade de passos na hora de fazer um download pela página da companhia.

Continua após a publicidade

Segundo o profissional, um feedback anterior da comunidade apontava que três cliques em conjunto com a espera eram demais. Previamente, funcionava assim:

  1. Clicar em “instalar” no site;
  2. Confirmar a caixa de diálogo do link direto (exceto se já estiver na lista de permissões);
  3. Clicar em “instalar” novamente na mini janela da loja.

Com a mudança, o procedimento diminuiu para duas etapas:

  1. Clicar em “baixar e instalar”;
  2. Clicar em “abrir”.

De acordo com Huyn, essa pequena mas importante mudança trouxe resultados: aumento de 12% nas instalações e 54% no número de aplicativos abertos logo depois da instalação.

Direto ao ponto

Passar por três estágios para baixar e instalar um app pelo site da Microsoft Store era necessário para “garantir que a instalação tenha sido iniciada por um usuário e não por um script malicioso”, destacou Huyn na rede social.

Continua após a publicidade

Para isso, o time da Big Tech trabalhou em uma versão independente da loja digital com o mesmo código e lógica por trás da versão padrão. O resultado é um produto muito menor e mais leve para ser executado.

Este é mais um passo que a empresa de Redmond dá para melhorar a experiência dos usuários, já que recentemente a marca disponibilizou uma melhoria que deixa a Microsoft Store 40% mais rápida.