Publicidade

Microsoft segue ChatGPT e vai remover Copilot do WhatsApp

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Viviane França/Canaltech
Viviane França/Canaltech

A Microsoft vai remover o perfil oficial do assistente Copilot no WhatsApp a partir do ano que vem. A medida ocorre após mudanças no app da Meta para restringir o uso de LLMs de terceiros por lá.

Em nota, a MS mencionou os ajustes nas políticas do WhatsApp e decretou o fim do assistente no mensageiro a partir de 15 de janeiro. A decisão já era esperada, visto que a OpenAI também vai remover o perfil do ChatGPT no mensageiro, enquanto outras empresas devem seguir o mesmo caminho.

O que muda para quem usa o Copilot?

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O assistente da Microsoft continua disponível via site oficial, aplicativo para Android e iOS e integração no Windows. Porém, o histórico de conversas com a IA pelo WhatsApp não poderá ser sincronizado para as outras plataformas.

Caso você queira salvar o histórico, é necessário baixar os dados da conversa pelo mensageiro antes de 15 de janeiro de 2026.

Por que os chatbots não vão mais funcionar no WhatsApp?

O WhatsApp mudou as políticas de uso da API da versão Business e impactou diretamente as empresas que oferecem acesso a chatbots de IA pelo mensageiro. As novas regras passam a valer em janeiro do ano que vem.

A justificativa da Meta é de que os provedores de IA podem sobrecarregar o sistema da API. Isso afeta os canais cuja função principal era distribuir um LLM (caso da Microsoft e da OpenAI), mas não vai afetar companhias que usem um assistente de IA para atendimento ao cliente, por exemplo.

Por outro lado, a medida também pode ser interpretada como uma forma de valorizar o assistente Meta AI, oferecido de forma nativa no app. 

Leia também:

Continua após a publicidade

VÍDEO: qual IA escolher?