Microsoft OneDrive agora tem editor de fotos e melhora a organização das imagens

Microsoft OneDrive agora tem editor de fotos e melhora a organização das imagens

Por Alveni Lisboa | Editado por Douglas Ciriaco | 23 de Junho de 2021 às 10h25
Reprodução/Microsoft

O OneDrive é uma ótima solução para armazenamento de arquivos e fotos na nuvem, mas não tinha um editor de imagens integrado. A Microsoft agora resolveu isso ao trazer suporte para o ajuste rápido das capturas sem muita dificuldade e totalmente online, além de outros recursos bastante interessantes.

O editor integrado não é um Photoshop, obviamente, mas permite fazer as interferências mais usadas, como girar até 90°, inverter ou espelhar, corrigir cores (contrastes, saturação, intensidade) ou melhorar o brilho. Ele conta com uma ferramenta de corte predefinido ou à mão livre, assim como alguns ajustes automáticos para quem não é tão familiarizado com a edição de imagens, mas precisa dar um upgrade naquela foto do perfil.

Essas são algumas opções para corte e redimensionamento de imagens (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Todos os aprimoramentos poderão ser salvos como uma nova imagem ou para substituir a original, conforme a sua necessidade. Se você acidentalmente sobrescrever o arquivo original, o OneDrive terá um histórico para permitir a recuperação da foto perdida.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Novas formas de organização

Inspirada no Google Fotos, a organização das imagens agora será facilitada e separada conforme a origem: câmera do telefone, WhatsApp, mídias sociais, capturas de tela e outras. Quando houver a sincronização com smartphone, pastas serão criadas automaticamente para colocar cada coisa no seu devido lugar.

Upload automático e organizado de fotos chegam ao OneDrive (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Será possível separar as imagens também por data e local onde foram tiradas, o que permitirá agrupá-las de modo mais efetivo. Filtros de exibição serão implantados para que você encontre apenas as pastas que contenham imagens, sem precisar ficar procurando nos arquivos onde estão os retratos daquela sua última viagem.

Além disso, a gigante do software também trouxe a possibilidade de transmitir suas fotos do OneDrive diretamente para uma TV, via Chromecast. Assim, você pode fazer um slideshow e ver as capturas ou vídeos direto na telona com seus amigos ou familiares.

Com um toque no ícone, dá para espelhar a imagem no celular direto no Chromecast via OneDrive (Imagem: Divulgação/Microsoft)

Essa opção chega agora para todos os usuários de contas pessoais do OneDrive na web e no app para Android. A expectativa é levar a novidade também para os perfis escolares e de trabalho nas próximas semanas, provavelmente até o início de agosto.

Usuários do aplicativo no iOS precisarão aguardar um pouco mais, mas devem receber o editor até o final de 2021, segundo promessa da Microsoft. Mas eles podem burlar essa limitação ao usar a versão para a web, que deve ter tudo implantado em alguns dias.

Gostou das melhorias introduzidas no OneDrive ou acredita que ainda falta algum recurso crucial? Deixe sua opinião nos comentários.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.