Publicidade

Microsoft Office 2021 ganha data de lançamento e duas versões; saiba os detalhes

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 16 de Setembro de 2021 às 14h06

Link copiado!

Microsoft
Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft lançará sua próxima atualização do Office no próximo dia 5 de outubro. Segundo a companhia, serão duas versões perpétuas: uma voltada para clientes corporativos, e disponibilizada a partir de hoje, e outra revisada anualmente, com foco no consumidor comum, cujo anúncio será feito na data programada. As duas versões são semelhantes entre si, mas possuem vantagens e desvantagens em relação ao Microsoft 365.

O Microsoft Office Long Term Servicing Channel (LTSC) — Canal de Manutenção de Longo Prazo do Microsoft Office, em tradução livre — foi anunciado em abril de 2021 e começa a chegar nesta quinta-feira (16) para Windows e Mac. Esse serviço oferecerá uma versão limitada da suíte de aplicativos que não requer assinatura e tem suporte técnico de cinco anos.

Continua após a publicidade

A ideia desse projeto é atender empresas em setores regulamentados, nos quais processos e aplicativos não podem ser alterados mensalmente, ou para companhias que não desejam ficar pulando de software em software a todo momento. Essa versão específica não terá recursos alimentados por IA nem na nuvem, presentes na assinatura do Microsoft 365, e também não receberá novidades adicionadas posteriormente aos usuários regulares.

Já a versão do Office 2021 deve ter uma pegada bem semelhante ao Office LTSC, com a oferta de uma versão mais básica sem atualizações de recursos, porém com um enfoque mais amigável para o consumidor. De imediato, os desenvolvedores pretendem adicionar as seguintes mudanças:

  • Foco em linha: um "modo de leitura" para remover distrações e percorrer os documentos do Word linha por linha.
  • Função XLOOKUP: ajudará a encontrar itens em uma tabela ou intervalo de linhas em uma planilha do Excel.
  • Suporte a matrizes dinâmicas: novas funções do Excel que usarão as chamadas matrizes dinâmicas.
  • Modo escuro: todos os aplicativos incluirão suporte para os tons escuros

A gigante do software se manterá firme na oferta do Microsoft 365 para empresas e consumidores, afinal são mais de 300 milhões de licenças válidas atualmente. A ideia de oferecer um pacote Office à parte e sem cobrança mensal pode ajudar pessoas e empresas com menos condições financeiras a desenvolver suas atividades, ainda que com algumas limitações.

Continua após a publicidade

Recentemente, a companhia anunciou a intenção de reajustar os preços para o Microsoft 365 e o Office 365 a partir de março de 2022. Para o Office 2021, ainda não há detalhes sobre os preços, mas a Microsoft garantiu que ele será liberado no dia do lançamento do Windows 11, previsto para o dia 5 de outubro.

Fique ligado no Canaltech para saber novidades do Office 2021 em primeira mão.

Fonte: The Verge