Publicidade

Microsoft começa a testar OneNote com novo visual e mais recursos

Por| Editado por Douglas Ciriaco | 24 de Maio de 2022 às 13h19

Link copiado!

Reprodução/Microsoft
Reprodução/Microsoft
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft começou a testar uma nova atualização no design do OneNote. A empresa decidiu unificar o OneNote e o OneNote para Windows 10 em um só aplicativo para computadores. Os testadores beta já podem ter acesso a algumas novidades na aparência do programa, usado para anotações e lembretes.

As mudanças focam, principalmente, em trazer um visual moderno para o programa, alinhado ao design do Windows 11. Você pode esperar cantos arredondados e animações recriadas, além de um novo indicador de itens modificados. Aliás, tudo isso foi trazido do Office para deixar o usuário mais familiarizado com as trocas.

Continua após a publicidade

Os painéis de navegação e o modo em tela cheia foram renovados, assim como a lista de páginas, as guias de seção e o menu suspenso do caderno. O efeito Mica, criado para ser parte central do tema do Windows 11, também é empregado na janela do aplicativo do OneNote para o sistema operacional.

Se não quiser usar a versão completa do menu, pode tirar proveito de uma barra de opções simplificada, que fica no meio-termo entre ocultar totalmente os recursos ou o modo padrão. Isso é algo que funciona há bastante tempo nos outros softwares da Microsoft, mas que só chega agora para o OneNote.

Experiência para caneta virtual

Quem gosta do OneNote para fazer anotações pessoais à mão deve curtir a mudança nesta atualização. A versão recente incluiu uma guia de desenho com ferramentas herdadas do Word, Excel e PowerPoint. Espere ver coisas como régua, pinceis de formas, pinceis para texto e outros elementos que permite criar formas à mão livre.

Continua após a publicidade

Vale lembrar que o OneNote recebeu suporte para o Surface Slim Pen 2 e seus sinais táteis que imitam a sensação de escrever com uma caneta em papel. A Microsoft planeja trazer mais ferramentas compatíveis para permitir o uso da caneta digital como se fosse real.

A classificação de páginas é outra adição bem-vinda, pois permitirá ao usuário classificar suas anotações por data de criação, modificação ou em ordem alfabética. Segundo a Microsoft, há uma nova experiência de compartilhamento e edição de imagem no aplicativo a partir da câmera no Windows.

A maioria dos anúncios chega em caráter experimental para testadores já a partir de agora, enquanto outras podem levar algumas semanas para serem entregues. Ainda não existe prazo para chegar em definitivo na versão estável do OneNote para desktop.