Publicidade

Meta remove IA para criar figurinhas no WhatsApp após decisão da ANPD

Por  | 

Compartilhe:
Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech
Captura de tela/Douglas Ciriaco/Canaltech
Tudo sobre WhatsApp

A Meta removeu temporariamente a ferramenta para criar figurinhas no WhatsApp com IA generativa no Brasil. O recurso foi lançado no país em maio deste ano, ainda em fase de testes, mas sumiu do mensageiro nos últimos dias.

O gerador de figurinhas foi uma das primeiras funções de IA generativa da Meta a aparecer nos produtos da empresa no Brasil: após digitar um comando de texto com o que você desejava criar, o app mostrava quatro amostras diferentes de stickers sobre o tema. 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A decisão é uma consequência da medida preventiva aplicada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados (ANPD), que determinou a suspensão da política de privacidade da Meta e proibiu que a empresa treinasse modelos de IA generativa com os dados dos usuários.

Procurada pelo Canaltech, um porta-voz da Meta respondeu que "decidimos suspender ferramentas de genAI que estavam ativas no Brasil enquanto engajamos com a ANPD para endereçar suas perguntas sobre IA generativa”.

ANPD e Meta

A ANPD publicou uma medida preventiva no dia 2 de julho para impedir os treinamentos de IA com dados de usuários pela Meta. A proprietária de Facebook, Instagram e WhatsApp apresentou recurso para recorrer da decisão, mas o pedido foi negado pela autarquia.

Além disso, a ANPD decidiu postergar a análise dos pedidos para conceder efeito suspensivo até que a Meta apresente um plano de conformidade e seja feita uma análise técnica de todas as medidas propostas.

Dessa forma, é improvável que a empresa lance outras ferramentas de IA a curto prazo no país — o aplicativo do Instagram até recebeu um botão para iniciar conversas com o Meta AI, mas não há previsão de chegada da novidade.