Aplicativos essenciais que podem ajudar idosos

Aplicativos essenciais que podem ajudar idosos

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 08 de Junho de 2020 às 15h15
Congerdesign/Pixabay

O uso do smartphone pode fazer parte da vida de idosos, mesmo que ainda não possuam o domínio de todos os recursos de um sistema operacional. O período de isolamento social durante a pandemia contribuiu para que as pessoas dessa faixa etária se aproximassem dos meios digitais, mas a praticidade dos aplicativos pode acompanhar os mais velhos em diversos momentos do dia a dia.

A seguir, confira uma lista preparada pelo Canaltech com aplicativos que podem ser muito úteis para idosos, considerando as funções disponíveis e a facilidade para uso. As dicas giram em torno de apps para ligações e reuniões por videochamada, delivery de comida ou supermercado e opções para o lazer e cotidiano.

Aplicativos para idosos: para videochamada

Google Meet

O aplicativo de videochamadas do Google é ideal para matar a saudade dos familiares e pessoas distantes. Para utilizá-lo, basta ter um acesso a uma conta do Google. Portanto, se utilizar o sistema operacional Android, já pode vincular o seu perfil para uso nas ligações.

Use o app do Google para fazer chamadas em vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Pelo app, é possível criar uma reunião ou acessar uma chamada em andamento, ambos possibilitados por um link de acesso. As chamadas utilizam a câmera e o microfone do aparelho para exibir voz e áudio e não há limite de participantes.

A vantagem principal de usar o Google Meet consiste em seu melhor funcionamento, uma vez que ele tende a travar menos do que mensageiros convencionais. Para chamadas com três pessoas ou mais, há um limite de 60 minutos de ligações.

Facebook Messenger

Se você possui uma conta no Facebook, o Messenger é desenvolvido para conversar com os seus contatos adicionados na rede social. A plataforma possui um aplicativo próprio para a troca de mensagens, que pode ser acessado através de um ícone flutuante na tela do aparelho.

Use a plataforma de mensagens do Facebook (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

As conversas são disponibilizadas para perfis do Facebook e do Instagram, incluindo páginas de marcas ou empresas. Além de mensagens de texto, a plataforma permite enviar imagens, vídeos e mensagens de áudio.

O Messenger também permite criar salas para chamadas de áudio e vídeo em tempo real. Essas salas podem ser compartilhadas e acessadas rapidamente pelo WhatsApp, outro importante aplicativo de comunicação.

WhatsApp

É difícil conhecer alguém que possua um celular e não tenha conta no WhatsApp. O aplicativo de conversas é a maneira mais prática e popular para conversar com outras pessoas individualmente ou em grupo.

WhatsApp permite fazer chamadas em vídeo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O cadastro no WhatsApp é feito rapidamente com o número do seu telefone celular e precisa apenas de uma conexão com a internet para funcionar. Nele, é possível conversar com parentes, colegas e grupos por texto ou chamadas de áudio e vídeo.

A janela de conversas no aplicativo disponibiliza diversas opções de envio. É possível compartilhar contatos e localizações, anexar documentos e até mesmo realizar pagamentos em mensagens diretas.

Skype

O Skype consolidou-se como uma ferramenta de ligações muito populares entre os computadores. A versão para celulares possui uma interface simplificada e também pode ser usada para chamadas em áudio e vídeo.

O Skype é utilizado com contas da Microsoft (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para acessar o Skype, é necessário possuir uma conta da Microsoft. Caso possua um computador com sistema operacional Windows, basta usar as mesmas informações de acesso à conta para começar a utilizar a ferramenta de mensagens.

O app disponibiliza telas para acessar a sua lista de contatos, conversas e ligações mais recentes. Ao criar uma sala de reuniões, você pode convidar pessoas diretamente pela sua agenda ou utilizar um link compartilhável para acesso.

Aplicativos para idosos: para comprar no varejo

Magazine Luiza

O aplicativo do Magazine Luiza é essencial para comprar itens para a sua casa e seu dia a dia. Com o SuperApp Magalu, é possível navegar em todas as categorias de produtos da rede, além de receber cupons de desconto e ofertas exclusivas.

Faça compras em diferentes departamentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além dos departamentos tradicionais, a plataforma permite a compra de produtos de mercado e disponibiliza espaço para comprar roupas, artigos esportivos e produtos cosméticos pelas redes Zattini, Netshoes e Época Cosméticos. Há, ainda, uma seção para consultar e adquirir cursos profissionalizantes para e-commerce, marketing digital e outras áreas.

O cadastro é feito rapidamente e o app permite salvar uma lista de produtos favoritos para acompanhar ofertas e variações de preço. Com um cadastro, também é possível acessar recursos e vantagens adicionais, como o Cliente Ouro, um programa de fidelização da rede.

Mercado Livre

É possível encontrar de tudo no Mercado Livre e fazer compras bem sucedidas. A plataforma exibe detalhes sobre o vendedor como sua avaliação, comentários sobre entregas anteriores e reputação — contanto que sejam conferidos, suas compras dificilmente terão problemas.

Navegue entre os departamentos e confira as ofertas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo é gratuito para Android e iOS e, para fazer o cadastro, basta utilizar um e-mail válido e completar o cadastro como seus dados pessoais. As ofertas são exibidas na tela inicial e, logo acima, na barra de pesquisas, é possível buscar por qualquer outro objeto de seu interesse.

O app possui categorias amplas, incluindo opções de mercado. Na hora do pagamento, é possível utilizar cartões de crédito ou débito, boleto bancário, Pix ou o saldo da sua conta na plataforma Mercado Pago.

Americanas

O app Americanas é mais uma opção para fazer compras no varejo e recebê-las em casa. O cadastro é feito rapidamente e a ferramenta usa a localização do aparelho para consultar as opções de frete.

Faça pedidos e retire nas lojas físicas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na tela inicial do aplicativo, são exibidas as principais ofertas e produtos em alta no dia. Existem cupons específicos para o aplicativo e algumas compras rendem cashback para clientes do serviço Ame Digital.

Durante a sua compra, é possível escolher para retirar e pagar em uma das unidades físicas da rede Americanas ou receber o produto em sua casa. As formas de pagamento incluem cartão de crédito, boleto ou Pix.

Aplicativos para idosos: para fazer mercado

Rappi

O Rappi é um dos aplicativos mais famosos de entrega a domicílio atualmente. Embora não esteja disponível em todas as cidades do Brasil, sua cobertura tem aumentado significativamente nos últimos meses, na medida em que a busca por compras nele tem se intensificado.

Compre em farmácias, mercados e restaurantes pelo Rappi (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Para criar um registro, use o número de celular ou sua conta no Facebook. Uma vez que o login tenha sido feito, será possível visualizar mercados e estabelecimentos próximos ao seu endereço que realizam entregas e comprar os itens desejados.

O aplicativo realiza entregas de restaurantes, mercados, farmácias e outras lojas. Selecione os produtos no menu e adicione-os ao carrinho. Com o pedido confirmado, aguarde a seleção dos itens e a entrega em seu endereço. O pagamento é feito diretamente na plataforma, então você precisa apenas retirar seu pedido com o entregador.

iFood

Não quer cozinhar? Sem problemas: abra o iFood, navegue entre os restaurantes disponíveis e escolha entre os itens de cada cardápio virtual. Confirme seu pedido e, alguns minutos depois, receba a entrega em seu endereço.

App faz entregas de pedidos em mercados e restaurantes (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O aplicativo utiliza diversos filtros para a pesquisa de estabelecimentos. É possível pesquisar conforme a distância, taxa de entrega, tempo estimado e por diferentes estilos de gastronomia. Há, também, a possibilidade de fazer pedidos em supermercados pela plataforma.

No iFood, o pagamento pode ser feito no momento da retirada ou na confirmação do pedido com cartão cadastrado. O app permite utilizar vale-refeição, vale-alimentação, cartões de crédito ou débito, pagamento em dinheiro, entre outras opções.

Cornershop

Se você precisa fazer uma grande compra em supermercado, o Cornershop é uma opção muito interessante. O app é utilizado para montar pedidos de supermercados e permite comprar de dois estabelecimentos diferentes em uma mesma entrega.

Cornershop é sugestão para compras em mercados (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Cada rede de supermercado apresenta as suas prateleiras de produtos no app e o tempo estimado de entrega. Após fechar o seu pedido, um shopper escolherá os itens no mercado e fará a compra. Em seguida, a entrega é realizada no endereço cadastrado.

O Cornershop ainda possui integração com o aplicativo Uber Eats. Portanto, caso possua uma conta no Uber e use o app de entregas, é possível fazer pedidos de mercado em ambas as plataformas.

Aplicativos para idosos: entretenimento, cultura, lazer e cotidiano

Kindle

O Kindle é um aplicativo para ler livros em seu celular. Os títulos em ebook (livros digitais) são disponibilizados por preços variados e são separados em diversas categorias. Caso procure por um título específico, é possível utilizar a barra de pesquisas.

Leia livros pelo celular (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O acervo possui opções pagas e gratuitas em diferentes idiomas. Durante a leitura pela tela do seu celular, é possível alterar a distribuição das páginas e o tamanho das letras para facilitar a visualização. O app também disponibiliza resumos de livros.

A plataforma ainda possui o Kindle Unlimited, serviço por assinatura que dá a acesso a mais de um milhão de ebooks. Para novos assinantes, há um período gratuito de 30 dias, com cobrança de R$ 19,90 por mês no final do teste.

Treinar seu Cérebro - Jogos de Atenção

  • Compatibillidade: Android
  • Preço: gratuito com opção de remover anúncios (R$ 10,99)

Que tal passar o tempo com alguns jogos e atividades? O Treinar seu Cérebro - Jogos de atenção reúne um catálogo de jogos divertidos que estimulam a capacidade de raciocínio, lógica e a memória, e pode ser aproveitado por qualquer faixa etária.

App reúne diversos jogos e atividades para o cérebro (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Logo na tela principal, é possível encontrar os jogos disponíveis. As opções incluem quebra-cabeças, caça-palavras, labirintos, jogos de erros, entre outros. Cada atividade é dividida em níveis de dificuldade, partindo de opções mais simples até exemplos desafiadores.

A interface do app é simples e não exige muitas etapas para começar um jogo. Há, entretanto, exibição de anúncios com frequência. Para removê-los, é necessário pagar R$ 10,99.

Guia TV Fácil

Se você passa muito tempo assistindo à televisão, existe uma maneira simples de consultar o guia de programação. O Guia TV Fácil exibe os conteúdos que estão no ar e o restante da grade dos canais abertos e pagos na tela do seu celular.ac

Acompanhe a grade da televisão (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app possui uma interface simples e divide em três categorias principais: menu, programação e lembretes. Nas configurações, há uma opção para configurar a grade de acordo com a numeração de canais de cada operadora de televisão por assinatura.

Ao selecionar um dos programas da grade, o aplicativo exibe uma página específica com informações gerais, horário e sinopse do conteúdo. Além disso, o app permite salvar os seus programas favoritos para receber lembretes de transmissão.

Receitas Fáceis

  • Compatibillidade: Android
  • Preço: gratuito

Sempre é bom experimentar algo diferente na cozinha. Com o app Receitas Fáceis, disponível apenas para Android, você possui acesso a uma grande biblioteca de receitas e novas inspirações culinárias adaptadas aos seus ingredientes favoritos.

Acesse receitas com seus ingredientes favoritos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Durante o cadastro, é possível escolher pratos, estilos e dietas favoritas. Dessa forma, o app exibe sugestões personalizadas de sites externos e criações da própria comunidade de usuários. Algumas receitas, inclusive, são publicadas em formato de “Stories”, com fotos e vídeos curtos sobre o processo.

Pelo aplicativo, é possível salvar as suas receitas favoritas em uma lista e fazer a busca específica por ingredientes. Caso queira compartilhar as suas invenções culinárias, há um espaço para publicar a própria receita.

MyTherapy

O MyTherapy é um aplicativo usado para controlar o uso de remédios e receber lembretes. Na plataforma, é possível cadastrar todos os medicamentos tomados e configurar os horários para receber as notificações de alerta.

Anote o horário de seus medicamentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além de enviar os lembretes, o aplicativo armazena o histórico recente de atividade. Portanto, caso tenha esquecido de ingerir os medicamentos, há a possibilidade de conferir e acompanhar o progresso em gráficos e listas.

O app também pode ser usado para armazenar todas as informações sobre a sua saúde, incluindo a data e o local de consultas médicas, informações sobre seu médico e medições recentes. Há, também, a possibilidade de registrar sintomas específicos durante os dias.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.