8 melhores apps para aprender a tocar instrumentos no celular

Por André Lourenti Magalhães | 25 de Agosto de 2020 às 12h00
Pexels/Pixabay

Aprender a tocar um novo instrumento musical não é uma tarefa fácil. O aprendizado passa pelo conhecimento das funções do instrumento, das notas e acordes e, claro, prática constante. Nessa jornada, existem aplicativos gratuitos para celulares e tablets que ajudam desde iniciantes até pessoas mais experientes.

As lojas de aplicativos oferecem opções para diversos instrumentos, mostrando caminhos e técnicas diferentes para conhecer melhor cada um deles. Existem, também, apps que ajudam bastante no processo, ensinando a treinar o ritmo, conhecer notas musicais, encontrar cifras e afinar instrumentos de corda. Conheça algumas sugestões!

1. Yousician (Android | iOS)

Toque o instrumento e acompanhe o app (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Yousician é um dos aplicativos mais completos para quem não possui nenhuma experiência com um instrumento e precisa aprender as etapas mais básicos. O app possui videoaulas e exercícios para guitarra, baixo, ukulele, piano e canto. Usando o microfone do aparelho, é possível captar as notas tocadas e comparar com o resultado apresentado na tela. O app ainda possui um acervo com mais de mil músicas diferentes para prática.

2. Simply Piano (Android | iOS)

App traz aulas de piano gratuitas (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Simply Piano é um dos apps mais populares para aprender a tocar piano e teclado em diferentes níveis. Use o microfone para captar o instrumento ou use uma versão virtual oferecida pelo app para compreender as notas, escalas, uso das mãos e outros aspectos importantes. Todo o aprendizado inclui exercícios práticos de técnicas e diversas músicas, trazendo um feedback dos resultados.

3. Complete Rhythm Trainer (Android)

Toque a tela de acordo com o ritmo reproduzido (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Seja em um instrumento de cordas, percussão ou piano, é muito importante compreender o ritmo. Em um formato semelhante a um jogo, o Complete Rhythm Trainer ajuda a reconhecer, de forma lúdica, diferentes ritmos, compassos e colcheias. São mais de 250 exercícios diferentes, divididos em níveis e capítulos para desenvolver habilidades.

4. Functional Ear Trainer (Android | iOS)

Treine seus ouvidos para a música (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Já tentou tocar alguma música apenas decorando o que ouviu? A princípio, parece uma atividade complexa e reservada às pessoas mais virtuosas. No entanto, existem métodos educativos que ajudam a "treinar o ouvido" para conseguir compreender as notas e desenvolver uma nova habilidade. O Functional Ear Trainer reúne um programa de exercícios que podem ser feitos com 10 minutos de treino por dia, simplificando esse processo.

5. Cifra Club (Android | iOS)

Encontre cifras de diferentes artistas e estilos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Nem todos precisam de um ouvido treinado para aprender uma nova música: basta recorrer para as cifras e acompanhar a melodia com o instrumento. O aplicativo do Cifra Club apresenta um extenso acervo com mais de 500 mil cifras dos mais diferentes estilos musicais, além de um recurso para reconhecer a música que está sendo reproduzida. No app, usuários podem ativar uma rolagem automática das páginas para que não precisem parar de tocar o insturmento.

6. Music Tutor (Android | iOS)

Escolha a resposta certa para a nota reproduzida (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Notas musicais e partituras podem causar muita confusão em praticantes iniciantes. De uma forma dinâmica e divertida, o Music Tutor cria uma espécie de quiz musical, reproduzindo as notas e pedindo para o usuário identificar a resposta correta. Ao final de cada atividade, o aplicativo mostra estatísticas de acertos e tempo de resposta, além de oferecer abas explicativas para diferentes conceitos da música.

7. GuitarTuna (Android | iOS)

Mantenha a afinação dos instrumentos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Manter o instrumento afinado é muito importante para uma melhor qualidade sonora. O GuitarTuna é um dos apps de afinação mais populares do mundo, oferecendo suporte para mais de 11 instrumentos diferentes de corda, incluindo guitarra, violoncelo, cavaquinho e outros. Usando o microfone do aparelho, procura trazer a maior precisão possível para a afinação. O aplicativo também oferece aulas sobre acordes.

8. Soundbrenner (Android | iOS)

Soundbrenner é um popular app de metrônomo (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O Soundbrenner apresenta uma das melhores opções de metrônomos em aplicativos. Altamente customizável, permite que o usuário determine o tempo, entonação e batidas por minuto, auxiliando músicos a encontrarem o melhor ritmo e buscarem regularidade. O aplicativo ainda apresenta modos claro e escuro e pode ser utilizado junto com outros programas.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.