Melhores aplicativos de moda para acompanhar tendências

Melhores aplicativos de moda para acompanhar tendências

Por André Lourenti Magalhães | Editado por Bruno Salutes | 09 de Julho de 2021 às 18h40
Mockup: Graphberry

Quer descobrir o que está em alta no mundo da moda? É interessante consultar as tendências antes de organizar o seu guarda-roupas ou adquirir roupas novas para descobrir o que combina com o seu estilo e quais peças estão em evidência na atual estação.

Muitos influencers de moda utilizam redes sociais como o Instagram e o TikTok para divulgarem tendências, mas isso também pode ser feito em aplicativos mais segmentados. Existem possibilidades para visualizar lançamentos, montar combinações e até mesmo acompanhar os desfiles das principais marcas do mundo. Veja, a seguir, cinco opções de apps para acompanhar as tendências da moda!

1. WEAR

O WEAR funciona como uma rede social para que as pessoas postem foto de seus looks diariamente. Após criar uma conta na plataforma, é possível seguir perfis e publicar as suas próprias combinações. A tela inicial disponibiliza um feed que pode ser dividido entre pastas, usuários e combinações específicas.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Encontre inspirações e siga perfis favoritos (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Na aba "Discover", a ferramenta de pesquisa é utilizada para encontrar novas inspirações. Os filtros de pesquisa permitem, por exemplo, selecionar marcas específicas, tipo de peça de roupa e até mesmo opções conforme a altura, peso, faixa etária e corte de cabelo da pessoa. Cada look pode ser salvo em uma pasta do perfil, criando um atalho para acesso futuro.

Ao publicar a foto de uma vestimenta, o usuário pode informar quais são as marcas utilizadas e até mesmo inserir um link de acesso para compra online, quando possível. O app, no entanto, ainda não possui tradução para o português.

2. Grailify

O termo "sneakerhead" é utilizado para definir as pessoas que gostam de acompanhar e colecionar as principais novidades do mercado de tênis. Se você se encaixa nessa definição, o Grailify é um aplicativo essencial para seu celular. A plataforma registra os principais lançamentos, traz notícias sobre o ramo e ainda permite provar os calçados por realidade aumentada.

Use a realidade aumentada para conferir os tênis (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

O app disponibiliza uma aba com um calendário de lançamentos das marcas mais procuradas, no qual há a opção de marcar pares como favoritos. Além disso, há uma aba de notícias que inclui rumores, vazamentos e confirmações de novas coleções ou colaborações. O aplicativo, entretanto, não possui tradução para o português.

Por fim, um dos recursos mais interessantes do Grailify é o uso de realidade aumentada para conferir diversos modelos de tênis. Basta selecionar um modelo, apontar a câmera aos seus pés e aguardar a formação do calçado em 3D.

3. Pinterest

O Pinterest é uma popular rede social para buscar por inspirações em fotos e vídeos. Por conta desse funcionamento, é fácil encontrar inspirações de vestuário para estações do ano ou ocasiões especiais, com a opção de salvar as suas opções favoritas.

Crie pastas e salve suas inspirações (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Cada foto, vídeo ou coleção pode ser salva como um "Pin". Nesses casos, os usuários conseguem criar pastas para armazenarem todos os Pins sobre um determinado assunto — uma pesquisa sobre tendências de moda, por exemplo. Muitas publicações podem incluir links para acesso a um vídeo ou a um post de blog, ajudando a concentrar os temas em um só lugar.

A rede social permite seguir influencers e receber notificações a cada nova mensagem ou atualização de um novo tema. Para localizar inspirações sobre moda, basta navegar pelas categorias da ferramenta de pesquisa do Pinterest.

4. Smart Closet

  • Compatibilidade: Android, iOS
  • Preço: gratuito para Android, R$ 22,90 para iOS

O Smart Closet é o aplicativo ideal para montar as combinações de looks com as peças que possui à disposição. Nele, os perfis podem cadastrar as peças com as imagens da galeria ou através de uma busca online.

Monte os looks no aplicativo e compartilhe com a comunidade (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Ao catalogar as suas roupas, o app oferece opções de recorte e edição para deixar o fundo transparente. Você tambbém pode inserir nome, marca e para qual ocasião é indicada. Em seguida, basta combinar todas as suas opções para criar um look e antecipar o resultado. O aplicativo também disponibiliza uma ferramenta de calendário, que permite registrar as roupas utilizadas em cada dia da semana.

Para buscar por inspirações, o Smart Closet possui um feed na tela inicial com sugestões e outras combinações em alta na plataforma. É possível salvá-las como favoritas, seguir os perfis e conferir cada peça individualmente. Não há tradução para o português no app. Enquanto é gratuito para Android, a versão para iOS é paga.

5. Vogue Runway

  • Compatibilidade: iOS
  • Preço: gratuito

O aplicativo da Vogue traz atualizações sobre as passarelas de todo o mundo. Disponível apenas para iOS, reúne galeria de fotos de ensaios, coleções e desfiles mais recentes. Com uma conta registrada na plataforma, é possível salvar as suas fotos favoritas em uma área específica.

Fique por dentro dos principais desfiles e eventos de moda (Imagem: André Magalhães/Captura de tela)

Além das atualizações em desfiles, o app possui outras abas com inspirações e lançamentos. Uma delas, por exemplo, reúne novidades sobre a moda de rua, com fotos de eventos do segmento e semanas de moda. Possui também uma aba para destaques, compilando coleções para diferentes temas, como casamentos, acessórios e moda esportiva. Além disso, o Vogue Runway oferece uma área de vídeos.

O aplicativo não possui tradução para o português. Caso não queira perder nenhum desfile, é possível criar lembretes e até assistir a alguns eventos de moda ao vivo pelo próprio aplicativo.

Com essas cinco opções, você poderá consultar as tendências e planejar o seu vestuário para o dia a dia.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.